Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CE apelará de duas decisões da OMC sobre a tarifa à banana

Bruxelas, 28 ago (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) anunciou hoje que apelará de duas decisões da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a tarifa aplicada pela União Européia às importações de banana.

EFE |

"A CE notificou hoje a OMC que apelará das decisões do painel nos casos sobre a banana apresentados pelo Equador e pelos Estados Unidos", afirmou, em comunicado, o órgão executivo da União Européia.

Um porta-voz europeu lembrou à Agencia Efe que Bruxelas usou "muita energia" nos últimos meses para conseguir um acordo negociado, um esforço que fracassou em julho, com o colapso das negociações da Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial.

"Continuamos buscando uma solução negociada por todas as partes", acrescentou o porta-voz.

A União Européia e onze países da América Latina alcançaram em julho um acordo para reduzir a tarifa européia à importação de banana, mas os europeus se negaram a assiná-lo, porque o relacionavam com um compromisso geral sobre as negociações para salvar a Rodada de Doha.

O frustrado acordo previa baixar a tarifa atual que a UE aplica à importação de banana da América Latina (176 euros por tonelada), a partir de 2009, para 114 euros por tonelada em 2016.

A Comissão Européia tinha até amanhã, dia 29 de agosto, para apelar das decisões da OMC. EFE rcf/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG