Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CE acha que política agrícola dos EUA desequilibra mais o comércio

Bruxelas, 4 fev (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) afirmou hoje que os Estados Unidos estão aumentando, com sua política agrícola, as ajudas que desestabilizam ainda mais o comércio internacional, segundo um estudo da Direção Geral de Agricultura do Executivo do bloco europeu.

EFE |

No relatório, a CE analisa a legislação agrícola dos EUA, que estabelece programas de ajudas para o período 2008-2012 e que conserva subsídios muito criticados por outros parceiros, como apoios aos preços, empréstimos ou bônus diretos.

"A política agrícola dos EUA parece, mais uma vez, aumentar as ajudas diretas que desestabilizam ainda mais o comércio", segundo a análise da CE.

A legislação americana representa uma despesa anual de US$ 58 bilhões, afirma o relatório.

Washington mantém suas tradicionais ajudas aos preços e mudou seu sistema de seguros por um bônus que dá mais garantias para a receita de seus produtores, a maioria dos setores, exceto o do algodão, segundo a mesma fonte.

A CE afirma que os pagamentos relacionados aos preços e rendimentos serão classificados entre as ajudas da "caixa âmbar", na gíria da Organização Mundial do Comércio (OMC), aqueles que devem ser reduzidos, porque distorcem os mercados mundiais. EFE ms/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG