#145;forçam #146; nascimento do MP3 - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CDs com arquivos muito grandes #145;forçam #146; nascimento do MP3

CDs com arquivos muito grandes ‘forçam’ nascimento do MP3 Por Lucas Pretti Erlangen, Alemanha, 08 (AE) - A necessidade de deixar arquivos de áudio mais leves começou no início dos anos 1980, logo após a apresentação dos primeiros CDs. Os arquivos digitais tornaram a música moldável, mas cada edição ou masterização precisava de computadores muito potentes.

Agência Estado |

Horas eram gastas só para ler e processar arquivos em formato WAV com os PCs da época. Em 1987, o Fraunhofer desenvolveu o algoritmo que compactou arquivos, o que depois seria chamado de MPEG-1/2 Audio Layer 3 (ou MP3). Tudo isso era só parte da revolução.

Não havia internet comercial no final dos anos 80 nem dispositivos capazes de armazenar e tocar os arquivos (como os iPods ou celulares de hoje). Com o desenvolvimento da eletrônica e o crescimento da internet, completou-se então a revolução do áudio. O instituto alemão, mesmo antes da unificação do país, ganhou reconhecimento internacional.

De acordo com o diretor de marketing do instituto, Matthias Rose, o objetivo das pesquisas agora é melhorar o áudio voltado para o cinema. "O ponto de partida das pesquisas, há mais de 20 anos, foi a transmissão digital de áudio (digital broadcasting) em grande escala. Agora, voltamos ao tema." A sala de cinema do Fraunhofer, em construção, terá 70 lugares.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG