Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Casa Branca veta 25 bilhões de dólares em ajuda extra para montadoras

A Casa Branca rejeitou neste sábado a idéia de destinar uma ajuda adicional de 25 bilhões de dólares para as montadoras americanas em dificuldades, dinheiro que sairia dos 700 bilhões liberados para o plano de reativação econômica aprovado pelo Congresso em outubro.

AFP |

Diante da possibilidade de que os democratas proponham uma ajuda de emergência de 25 bilhões de dólares para os fabricantes de automóveis americanos na semana que vem, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que esse dinheiro deve vir de fundos especialmente reservados ao setor pelo Congresso, e não dos 700 bilhões de dólares do pacote econômico.

Os democratas, que nas últimas eleições alcançaram a maioria nas duas casas do Congresso, querem destinar 25 bilhões de dólares do plano de resgate - além dos 25 bilhões em empréstimos já liberados para ajudar as montadoras em setembro - a montadoras americanas como General Motors e Ford, que passam por graves problemas financeiros.

Mas, até agora, a Casa Branca e os republicanos no Congresso se recusaram a aceitar a ajuda extra. Embora sejam minoria, os parlamentares republicanos ainda podem tentar derrubar o projeto na próxima semana.

A porta-voz do presidente George W. Bush falou, no entanto, sobre a vontade do governo de chegar a um acordo.

O governo americano quer que o Congresso adote uma lei "que utiliza os fundos existentes e destinados a ajudar as montadoras a se tornar viáveis a longo prazo", disse Perino.

Os 25 bilhões de dólares aprovados em setembro devem servir para que os fabricantes adaptem sua produção à nova realidade do mercado. O desbloqueio dos empréstimos está, no entanto, condicionado à viabilidade dos beneficiários e à garantia de que o dinheiro não seja usado para cobrir prejuízos.

"Devemos guardar o dinheiro do plano para aquilo que ele deve servir: estabilizar e reforçar nosso sistema financeiro", afirmou a porta-voz.

lal/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG