Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Casa Branca diz que se esforça para estabilizar sistema financeiro

Washington, 9 out (EFE) - A Casa Branca assegurou hoje que o Governo dos Estados Unidos se movimenta com intensidade para estabilizar o sistema financeiro e deter a queda livre das bolsas. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fará amanhã uma declaração sobre a situação econômica.

EFE |

Nas últimas semanas, desde que a crise financeira se intensificou com a falência do Lehman Brothers, em 15 de setembro, Bush falou da situação econômica praticamente todos os dias.

Perino explicou que "os americanos devem ficar tranqüilos em que estão sendo feitos todos os esforços possíveis para estabilizar os mercados".

A porta-voz disse que o Departamento do Tesouro americano se movimenta rapidamente para iniciar o plano de resgate aprovado na semana passada, no valor de cerca de US$ 700 bilhões, e que tem entre seus principais objetivos melhorar a liquidez para devolver a confiança no sistema de créditos.

O anúncio da Casa Branca foi feito depois que as bolsas de Nova York fecharam hoje com queda de 7,33% no índice Dow Jones Industrial e perdeu, pela primeira vez desde agosto de 2003, a cota dos nove mil pontos.

Esta foi a sétima queda consecutiva deste índice, que perdeu mais de mil pontos em apenas quatro dias.

Bush deve se reunir neste sábado com os ministros de Economia do Grupo dos Sete (G7, sete nações mais industrializadas do mundo), para analisar a situação e coordenar as medidas a tomar.

Os ministros de Economia do G7 - EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Itália, França e Alemanha - se reúnem amanhã em Washington, no encontro semestral que realizam de modo paralelo às Assembléias do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). EFE mv/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG