SÃO PAULO - A carteira do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), segue inalterada no primeiro quadrimestre de 2009. O índice continua composto pelas mesmas 66 ações que vigoraram entre setembro e dezembro.

A terceira e última prévia divulgada hoje confirma, no entanto, a alteração entre os cinco papéis de maior peso dentro do índice. A ação PN do Itaú toma o lugar do ativo ON da Vale como quinto maior peso, respondendo por 3,46% do indicador. Até a segunda prévia a quinta colocação estava com o ativo ON da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Mantendo e ampliando a liderança, o ativo PN da Petrobras apresenta peso de 16,72% do Ibovespa. Logo após vem Vale PNA, com 11,90%. BM & FBovespa ON fica com 4,35% e Bradesco PN responde por 3,70%.

Para efeito de comparação, os ativos com maior peso na composição do Ibovespa para o período de setembro a dezembro de 2008 foram Petrobras PN, com 15,38%, Vale PNA, com 12,63%, BMFBovespa ON, com 3,94%, Bradesco PN, com 3,55%, e Vale ON, com 3,27%.

A BM & FBovespa também apresentou a terceira prévia de outros índices. Na carteira do IBrX-Brasil entram as ações ON da AmBev, Bradesco, Copasa e SLC Agrícola as PN da AES Tietê e Banrisul. E foram registradas as saídas das ações ON da Abyara, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Cyrela Commercial Properties, Equatorial Energia, Tecnisa, BR Malls e LLX Logística. Como nas estimativas anteriores, a carteira do IBrX-50 não apresentou alteração.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.