Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Você pode ter um emprego verde nos próximos anos

Estudo divulgado semana passada aponta que até 2030 devem ser criados mais de 20 milhões de empregos em todo mundo no setor

Isis Coelho |

A crescente preocupação das empresas com aspectos ligados à sustentabilidade traz benefícios não só ao mercado, mas sobretudo à sociedade. Com o passar dos anos, o setor se tornou um dos principais propulsores na criação de novas oportunidades de trabalho.

De acordo com estudo inédito divulgado semana passada pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030 serão geradas, pelo menos, 20 milhões de empregos verdes em todo mundo.  Apenas na indústria de bioenergia, onde o Brasil é um dos principais mercados mundiais, espera-se o surgimento de 12 milhões de vagas.

Para Ricardo Valente, diretor do Instituto Totum, consultoria especializada em sustentabilidade, setores como o sucroalcooleiro (açúcar e álcool), agricultura, energias renováveis e, sobretudo de biocombustíveis são os que mais demandam por mão-de-obra especializada.

No entanto, por ser um tema relativamente novo, as companhias ainda têm tido dificuldade para encontrar pessoas com conhecimentos socioambientais específicos. Há poucos cursos de formação para que os profissionais possam se capacitar ou se atualizar, explica.

Valente aponta também que a crise internacional não deve refletir na geração de novos empregos no setor. O desequilíbrio no setor financeiro pode servir de alerta para que isso não aconteça também com o meio ambiente, completa.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG