Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Vale a pena antecipar o 13º?

Segundo especialista, adiantamento do benefício só é interessante para quitar dívidas

Rachel Sciré |

Muitas pessoas aproveitam o 13º salário para realizar gastos extras no fim do ano. Outros, nem esperam receber o benefício e recorrem aos bancos para antecipá-lo. Entretanto, este tipo de prática é desaconselhada por especialistas. O adiantamento do 13º salário só é recomendável para pagar dívidas, sobretudo do  cheque especial e do cartão de crédito, diz Alexandre Assaf Neto, professor de finanças da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Isso porque, apesar dos bancos também cobrarem juros sobre esse tipo de empréstimo, o valor das taxas costuma ser menor, de acordo com Assaf. No Banco do Brasil, por exemplo, os juros são de 2,99% ao mês. É preciso ter conta-salário na instituição financeira para conseguir o empréstimo correspondente ao 13º. A dívida será debitada na data de recebimento do 13º ou até a primeira quinzena de 2009. E não há possibilidade do valor ser parcelado.

Quem recebe o montante em duas parcelas, tem direito a antecipar até 40% do benefício natalino. Os que são remunerados em parcela única antecipam 80%.  Para aposentados e pensionistas do INSS, é permitido retirar até 50% da quantia.

De acordo com informações do Banco do Brasil, a procura pela antecipação do BB Crédito 13º salário foi bastante elevada, em relação a 2007. O volume desembolsado cresceu 123%, passando de R$164,1 milhões, entre janeiro e outubro de 2007, para R$366,5 milhões, no mesmo período de 2008.

Leia também:

O que fazer com o 13º salário

Leia tudo sobre: ig empregossalários ig empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG