Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Tenho uma entrevista de emprego. E agora?

Headhunter dá dicas sobre como o candidato deve se comportar e o que destacar na hora h

Andrea Giardino |

Como devo me comportar em uma conversa com um headhunter? Em que situações ele está me testando? Qual é o momento de falar sobre salário? Que informações sobre a minha experiência anterior devo destacar? Estas são algumas perguntas que atormentam nossas mentes no momento de uma entrevista de emprego. É comum não sabermos como agir e o que fazer.

Mas para Robert Wong, um dos mais conhecidos headhunters do País, em primeiro lugar é preciso não ter medo do entrevistador. Não estamos ali para criticar o profissional e, sim, escolher o perfil ideal para a vaga que o seu cliente pretende preencher, observa. Muitos menos queremos fazer pegadinhas.

Pouca gente sabe, mas em grandes empresas de recrutamento o consultor pesquisa, por exemplo, se o nome da pessoa consta em cadastros de inadimplência, checa nas universidades se ela realmente possui o diploma de conclusão do curso e testa a fluência de idiomas descrita no currículo.

Por isso, Wong aconselha o candidato a ter bastante calma e apenas falar a verdade. Se você não tem as habilidades que a vaga exige ou está querendo mudar de rumo vale a pena destacar essas informações, afirma. Em geral, a primeira conversa face-a-face serve para confirmar os dados do currículo do candidato.

Em seguida, o consultor pergunta sobre questões profissionais: trabalho atual, empregos passados, responsabilidades, experiências em liderança de equipes e referências profissionais para checar as informações. Depois, quer saber sobre a vida pessoal do candidato, se tem hobbies, pratica esportes, como é a relação com os amigos e a família. É importante saber se a pessoa faz outras coisas além de trabalhar, diz Wong.

Antes de serem apresentados ao cliente, os candidatos passam por uma entrevista final com um sócio da empresa de recrutamento, que vai aprovar ou não a escolha. Dos oito ou dez entrevistados inicialmente pelo consultor, seis são apresentados ao sócio, que geralmente encaminha três nomes ao cliente.

E não esqueça, atenta , que em uma entrevista nunca se fala sobre salário, a não ser que o entrevistador toque no assunto. Se você pergunta quanto vai ganhar logo na primeira conversa, mostra que está interessado mais no dinheiro do que no desafio, orienta
Ao final da primeira entrevista, o candidato é informado sobre a empresa interessada na contratação. E a dica é descobrir o máximo de informações possíveis sobre essa companhia antes da ultima entrevista com o headhunter. Isso deve ser feito também para você decidir se quer trabalhar lá, completa.

 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG