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Técnicas ajudam a gerenciar o estresse

Algumas ações são eficientes para manter o controle em situações de alta pressão

Roberta Gonçalves, iG São Paulo |

Trânsito, metas, prazos, mudanças. São muitos os fatores que causam o estresse e que podem gerar problemas físicos e emocionais nos profissionais. De acordo com a Internacional Stress Management Association Brasil (Isma-BR), o estresse já afeta 70% dos brasileiros. Destes, 30% sofrem com níveis elevados. "Nos casos mais extremos a concentração é prejudicada e a pessoa se torna incapaz de lidar com as questões cotidianas", afirma Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.

A especialista afirma que entre os 30% dos brasileiros com alto nível de estresse, a dor de cabeça é o sintoma físico mais comum do problema, manifestando-se em 89% do grupo. Quanto aos sinais psicológicos, a ansiedade é o mais frequente, afetando 83% dessas pessoas. Ja as manifestações comportamentais envolvem, na maioria das vezes, o uso drogas e de medicamentos, impactando 52% dos indivíduos.

Divulgação
Ana, do Isma: 30% dos brasileiros sofrem de alto nível de estresse
Análise da situação

Como não é possível simplesmente se livrar de tudo aquilo que gera pressão e estresse, o melhor a fazer é buscar formas de gerenciar esse estado emocional e minimizar os possíveis efeitos negativos. "Em uma situação desconfortável, o profissional deve avaliar se tem controle para mudar algo (e se organizar para fazê-lo caso seja possível) ou se precisará se adaptar", explica Ana. "A pessoa deve evitar reagir a uma situação que não pode mudar, pois isso gera frustração."

Para Jaqueline Weigel, diretora-geral da Weigel Coaching, o alinhamento de expectativa é essencial, pois perspectivas irreais resultam em decepção e, consequentemente, em estresse. Uma pesquisa da Weigel Coaching, realizada junto a 500 profissionais, aponta que somente 15% dos colaboradores se mostraram completamente contentes com seu trabalho, enquanto que 61% estão parcialmente satisfeitos e apontaram um sentimento evidente de frustração.

Sob controle

Algumas dicas ajudam a gerenciar o estresse no dia a dia:

- Alimentação: uma dieta rica em verduras e legumes reforça os níveis de nutrientes, elementos que são usados pelo organismo em situações de forte pressão. Assim, se há reserva, o corpo não fica debilitado.

- Atividade física: os exercícios impulsionam a produção da beta endorfina, substância que garante sensação de prazer e alívio, sentimentos que ajudam a minimizar o efeito das pressões cotidianas.

- Relaxamento: situações de muito stress tendem a causar tensão muscular e isso reflete no estado psicológico do profissional. Por isso é importante buscar atividade capazes de aliviar as tensões. "Cada um deve tentar entender o que o ajuda a se desligar dos problemas. Alguns optam por ouvir música, outros recorrem a atividades como yoga ou assitem TV", afirma Marilda Novaes Lipp, presidente do Centro Psicológico de Controle do Stress.

A especialista destaca que todas essas ações são coadjuvantes, já que o mais importante é estabelecer prioridades e saber respeitar os limites. "Se a pessoa acorda cansada após uma noite de sono e começa a esquecer as coisas com frequência, é sinal de que está chegando no limite e é hora de rever sua rotina", recomenda.

Alivio imediato

Há momentos em que a pressão é tamanha que o profissional começa a perder o controle. Para lidar com essas situações algumas medidas simples são preciosas:

- Respire fundo: a respiração abdominal permite oxigenar os músculos e é uma técnica importante de relaxamento

- Saia do ambiente por alguns minutos: beba uma água e tente tirar o foco da questão que gera estresse, ainda que momentaneamente. "Se o profissional está no meio de uma reunião e não pode sair, aconselho a jogar um lápis no chão e respirar profundamente na hora de abaixar-se para pegar o objeto", diz Marilda. "É algo simples, mas que ajuda em situações de emergência."

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