Tamanho do texto

Consultores ensinam como atingir o objetivo

Os especialistas Vanessa Patrocinio, consultora de planejamento de carreira da consultoria de Recursos Humanos Ricardo Xavier, e Davi Carlessi, consultor do Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), dão dicas de como pedir aumento sem estragar sua reputação na empresa. Lembre-se de, antes, avaliar a saúde financeira da companhia, o cenário para o setor em que ela atua, a economia como um todo e seus resultados profissionais.

1 ¿ Prove seu valor ¿ Aumento salarial é concedido por mérito. Sabendo disso, reúna informações que comprovem o desempenho alem do previsível em suas atividades, apresentando os resultados obtidos.

2 ¿ Escolha o momento certo ¿ Prefira aquele período depois da finalização de um projeto que foi bem-sucedido ou que trouxe resultados expressivos, por exemplo.

3 - Pesquise ¿ Avalie a média salarial do seu cargo. Leve em conta o que está registrado em carteira e os benefícios que você tem, que incluem plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico e mesmo bolsas para treinamentos e especializações.

4 - Informe-se ¿ Antes de pedir reajuste salarial, conheça as regras de promoção da empresa. É importante saber como é o plano de carreira, embora exista companhias que não tenham políticas definidas.

5 ¿ Fale a sós ¿ Para evitar interrupções e a presença de outros colegas, marque uma reunião. O ideal é ficar um tempo a sós com seu chefe para argumentar com calma.

6 - Negocie ¿ Esteja preparado para uma contraproposta. Vocês podem chegar a um consenso sobre benefícios (melhora na categoria do plano de saúde, vaga de estacionamento, entre outros), bolsas de estudo para treinamentos ou cursos importantes para a tarefa desempenhada ou até mesmo uma mudança de função ou aumento de responsabilidades.

Assine o RSS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.