Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Redes sociais são aliadas na busca por emprego

Canais ajudam a ampliar o networking e a encontrar as oportunidades

Roberta Gonçalves, iG São Paulo |

Quando começou a buscar um novo emprego, Vinicius Hernandes Regis das Neves percebeu que seria preciso reforçar sua presença em redes sociais para potencializar suas chances.

Além de se conectar a pessoas ligadas à área na qual ele queria trabalhar, Neves passou a monitorar todas as oportunidades que apareciam nas mídias sociais. "Muitas pessoas divulgam vagas no Twitter e no Facebook e algumas vezes colocam o contato do departamento de Recursos Humanos da empresa que está contratando, o que facilita a aproximação", afirma.

Em uma de suas buscas no Twitter, Neves encontrou uma vaga, na área de planejamento comercial, que o interessou. A mensagem trazia o contato da empresa e um link para o Facebook, onde o candidato deveria fazer um teste. "Só após essas etapas a empresa entrou em contato", conta. Pouco tempo depois Neves, que fez técnico em design e cursa administração de empresas, conseguiu o emprego.

A história de Neves é cada vez mais comum. A explosão das redes sociais está mudando as rotinas de seleção. De acordo com levantamento da empresa de recrutamento Hays, quase 60% dos entrevistados recorrem às mídias sociais para identificar boas oportunidades profissionais e 40% já se candidataram a uma vaga divulgada nesses canais. A pesquisa ainda revela que 87% dos entrevistados possuem alguma conta ativa em serviços de mídia social, como LinkedIn, Twitter, Facebook, Orkut etc.

Divulgação
Pinheiro, da Microcamp: Twitter apoia seleção de profissionais
Seleção na rede

Para selecionar a equipe que atuará na área de marketing com foco em redes sociais, a Microcamp, rede de escolas de informática e inglês, decidiu recorrer às novas mídias. "Estávamos com dificuldades de encontrar os candidatos com perfil adequado pelos meios tradicionais, pois muitos deles não tinham experiência em redes sociais", afirma Bruno Nogueira Pinheiro, gerente de marketing digital da Microcamp.

O primeiro passo foi gravar um vídeo com informações sobre a vaga e a seleção e colocá-lo no YouTube. "Depois divulgamos o link para o vídeo em algumas redes e recebemos, em média cinco currículos por semana com o perfil para a oportunidade", diz Pinheiro.

Visibilidade virtual

Aumentar as chances nas redes socias depende de disciplina e participação. Para Roberto Britto, gerente de divisão de engenharia da consultoria Robert Half, além de acessar as mídias sociais com frequência, o profissional deve aproveitar o canal para ampliar seu networking. "Esses canais colaboram muito com a criação e com a gestão da rede de contatos", diz Britto.

Ele aconselha o profissional a participar de grupos de discussão e de comunidades. "O profissional ganha visibilidade e passa a se conectar a outras pessoas, ampliando sua rede de contatos e, portanto suas chances de conseguir um colocação", afirma.

Nogueira, da Microcamp, dá algumas dicas para impulsionar as oportunidades profissionais nas redes sociais.

- Tenha um blog para discutir assunto relacionados à sua área. Isso permite interagir e ganhar conhecimento, além de aprimorar realacionamentos com outros profissionais.

- Identifique as empresas em que gostaria de trabalhar e tente estabelecer contatos, por meio das redes sociais, com pessoas que já atuam nessas companhias.

- Procure oportunidades no site e outros canais da empresa.

- Avalie bem as informações inseridas nas redes sociais para não prejudicar sua imagem.

Leia tudo sobre: Twitterredes sociaisLinkedInFacebook

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG