Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

PUC-SP abre inscrições para oficinas de Física

Serão três oficinas sequenciais e a primeira começa em maio

iG São Paulo |

São Paulo ¿ As oficinas de Física promovidas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) prepararão os pesquisadores em ensino e profissionais da área para acompanharem as inovações metodológicas e desenvolverem uma nova forma de enxergar a disciplina. A atividade, realizada por intermédio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), apresenta três oficinas com temas como Física Moderna, Acústica e Novas Tecnologias para o ensino da disciplina.

Serão oferecidas três oficinas independentes e sequenciais, cada uma com duração de dez horas. O primeiro tópico é sobre Física Moderna Experimental. As oficinas seguintes tratarão da Física Acústica e das Novas Tecnologias no Ensino da Física.

Experimental - Na oficina sobre Física Moderna Experimental, os profissionais terão acesso a práticas pedagógicas voltadas para a formação de indivíduos com uma cultura tecnológica e científica adaptada à atualidade.

O foco será o estudo do comportamento dual da matéria, contextualizando as principais características associadas à compreensão dos princípios básicos da Mecânica Quântica, fornecendo assim, um amplo panorama da Física do século XX.

Entre os itens a serem abordados estão o comportamento ondulatório da luz e a óptica física, obtenção de espectros e determinação de comprimentos de onda com CDs de difração.

Os professores serão estimulados a realizar experiências simples e acessíveis, que poderão ser reproduzidas com os alunos do Ensino Médio em sala de aula, colaborando para desmistificar conceitos de Física. Nesta oficina será usado um kit interdisciplinar caseiro que permitirá uma série de experimentos.

Acústica - A oficina sobre a Física Acústica apresentará recursos didáticos que permitem uma boa conexão entre as equações matemáticas e os fenômenos físicos em Ondulatória e Acústica. Foram criadas soluções originais e criativas com baixo custo nas experiências, por meio da saída e da entrada de áudio de um microcomputador e softwares livres.

Tecnologias - A oficina sobre Novas Tecnologias no Ensino da Física também usará o microcomputador como uma das principais ferramentas, explorando seus recursos. Além de fazer cálculos e armazenar informações, ele será usado para a aquisição de dados, controle de processos em tempo real e envio de sinais. Dessa forma, o professor do Ensino Médio será qualificado para que possa usar esse recurso em sala de aula.

Dirigido a graduandos e professores das áreas de Ciências da Natureza, principalmente Química, Física e Biologia, fonoaudiólogos, matemáticos, músicos com interesse em Acústica e profissionais interessados em conhecer os fundamentos da Mecânica Quântica, as oficinas tem início em 11 de maio para Física Moderna Experimental, com aulas às segundas e terças-feiras, das 14 às 17 horas e às quartas-feiras, das 14 às 18 horas.

Em 8 de junho, começam as oficinas de Física Acústica, com aulas às segundas e terças-feiras, das 14 às 17 horas e às quartas-feiras, das 14 às 18 horas.

No dia 23 de junho, começa a atividade para Novas Tecnologias no Ensino da Física, com aulas às segundas e às terças-feiras, das 14 às 17 horas e às quartas-feiras, das 14 às 18 horas.

As oficinas serão realizadas na Unidade Cogeae Caio Prado (Rua Caio Prado, 102, Consolação, São Paulo).

Leia mais sobre cursos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG