Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Problemas pessoais podem afetar produtividade no trabalho

Especialistas explicam como as empresas podem restabelecer estabilidade emocional dos profissionais

Isis Coelho |

A morte repentina do irmão mais novo deixou Rita de Cássia, 25 anos, sem condições psicológicas de voltar ao trabalho. Embora estivesse há menos de um ano no cargo de secretária em uma grande instituição financeira, contou com apoio da empresa, que ofereceu toda ajuda necessária.

Pediram que uma psicóloga entrasse em contato comigo por telefone e, depois, que fosse até minha casa, conta. Além disso, meus colegas e chefes foram extremamente solidários.

O caso de Rita de Cássia reflete uma situação comum nas empresas. De acordo com a psicóloga Sandra Mafra, da clínica ES2M, que presta consultoria de psicoterapia na área de RH em São Paulo, não são apenas as complicações mais sérias que atrapalham a produtividade de um funcionário. Um filho doente, briga com namorado(a) ou esposo(a) ou até mesmo dívidas no banco podem impactar de maneira negativa a vida de um profissional. É muito difícil que o ser humano consiga frear as emoções que chegam com qualquer complicação no âmbito pessoal, explica Sandra.

A forma de resposta da empresa pode ser fundamental para auxiliar seus colaboradores nestes momentos. Na opinião de Fernanda Brunetto, gerente de RH corporativo da Allis, empresa de recrutamento e seleção, o gestor da equipe deve ficar sempre alerta às oscilações emocionais de seus funcionários diretos. Os líderes precisam estar abertos, dando apoio e orientação, diz.

Para tanto, de acordo com Fernanda, o ideal é haver cumplicidade entre as ambas as partes - embora ela reconheça que nem sempre é fácil conscientizar os gestores de que este também é um papel que lhes cabe. É um dos maiores desafios do RH dentro de uma companhia, analisa.

Caso o funcionário tenha dificuldades para restaurar sua estabilidade emocional, a psicóloga aconselha o profissional a procurar atividades que o leve a extravasar seus sentimentos. Fazer exercícios físicos, e mesmo ficar mais próximos de pessoas queridas, pode ajudar a minimizar o desgaste emocional, aconselha Sandra.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG