Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Pesquisa identifica estabilidade no mercado de trabalho

Mês mais curto, com Carnaval, mantém geração de vagas de janeiro

iG São Paulo |

São Paulo ¿ O estudo mensal realizado pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos apontou que o mês de fevereiro, apesar de contar com menos dias úteis, manteve estável o número de oportunidades de trabalho.

No período, foram criadas 1.728 novas posições, o que equivale a uma diminuição de apenas 2,5% na comparação com o primeiro mês do ano, quando foram geradas 1.772 vagas.
 
A pesquisa identificou também um aumento de 5% no número de vagas oferecidas por multinacionais, em relação a janeiro. Esse dado, segundo os organizadores da pesquisa, confirma a tendência de que cada vez mais essas empresas se instalarão no País.
 
Mais procurados ¿ Segundo o levantamento mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos, os engenheiros continuam no topo dos profissionais mais requisitados no mercado. Em fevereiro, 26,8% do total das vagas abertas foram para eles. Confira a relação das dez graduações mais solicitadas no período:
 

1.   Engenharia

2.   Administração

3.   Ciências Contábeis

4.   Economia

5.   Propaganda/ Publicidade e Marketing

6.   Psicologia

7.   Tecnologia da Informação

8.   Direito

9.   Análise de Sistema

10. Comércio Exterior

Demanda - Em fevereiro, de acordo com o estudo da consultoria, a área comercial foi responsável pelo maior número de oportunidades, com 12% do total das vagas.

Em seguida, as áreas que mais se destacaram foram Engenharia (11%), Administrativa (8%), Industrial e de Recursos Humanos (7% cada), Financeira (6%), e Marketing, Contabilidade e Tecnologia da Informação (4% cada).
 
Vagas ¿
Assim como nos meses anteriores, as companhias nacionais continuaram no topo das empresas que mais abriram oportunidades de trabalho, com 77% das posições, sendo o restante das vagas oferecidas pelas multinacionais.
 
A pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (capital e Grande SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

As cidades que mais abriram vagas foram São Paulo (24%), Rio de Janeiro (17%), Campinas e Salvador (13% cada), Porto Alegre e Belo Horizonte (12% cada) e Curitiba (9%).

Leia mais sobre pesquisas

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG