Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Pesquisa aponta que intenção de contratações continua alta no RJ

Estudo da Manpower revelou expectativa líquida de emprego de 31% no Estado

iG São Paulo |

São Paulo ¿ As empresas do Rio de Janeiro estão otimistas quanto a contratações no segundo trimestre de 2010, com uma expectativa líquida de emprego de 31% no Estado, de acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), realizada pela Manpower, empresa de Recursos Humanos.

O levantamento avaliou a expectativa de mais de 61 mil empresas de 36 países quanto à empregabilidade no segundo trimestre de 2010. No Brasil, quase mil empregadores foram ouvidos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Segundo a pesquisa, o otimismo em relação a contratações no Rio de Janeiro, apesar de menor do que no último trimestre, ainda se mantém alto.

Otimismo - Entre os estados pesquisados, empregadores do Paraná são os mais otimistas, seguidos pelos de Minas Gerais, com 42%. Os empregadores da cidade de São Paulo têm 39% de expectativa, os do Rio de Janeiro têm 31% e os do Estado de São Paulo têm 36%.

No total, a expectativa líquida de emprego no Brasil está em 38%, sete pontos percentuais acima do resultado do último trimestre. O País tem o maior resultado da América, seguido pelo Peru e pela Costa Rica (23% cada), Argentina (18%), Colômbia (16%) e Panamá (15%).

Os Estados Unidos permaneceram estáveis quanto à expectativa de geração de novos cargos em relação ao último trimestre (5%), mas o país apresentou resultados mais otimistas que os de 2009 no mesmo período. No mundo todo, empregadores de 27 dos 36 países pesquisados esperam contratar no trimestre. Empregadores da Itália e Espanha (ambas com -11%) e Irlanda (-9%) têm as expectativas líquidas de emprego mais baixas.

Definição - A expectativa líquida de emprego é resultado da diferença entre as porcentagens positiva e negativa presentes nas respostas dos entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o próximo trimestre.

No caso do Brasil, 43% acreditam que aumentarão sua força de trabalho, e 5% prevê reduzir a mão de obra. Logo, a Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de 38%.

Leia mais sobre pesquisas

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG