Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Oficinas culturais gratuitas para quem quer ingressar no mundo das artes

Cursos são oferecidos em São Paulo em mais de 20 unidades espalhadas pelo Estado

Isis Coelho |

Cursos livres, de curta duração, ligados a área artística costumam atrair o interesse daqueles que ensaiam os primeiros passos no mundo das artes ou querem se atualizar. Para quem está com pouco dinheiro, mas busca programas de qualidade, uma opção interessante são as Oficinas Culturais, criadas em 1987 pelo governo de São Paulo.

Totalmente gratuitas, elas contemplam os campos da literatura, teatro, artes plásticas, moda e dança. De acordo com Cida Almeida, coordenadora das oficinas Amácio Mazzaropi e Terceira idade, a iniciativa visa ajudar na formação de profissionais que pretendem atuar no setor cultural ou já têm alguma experiência. 

Há desde workshops de um dia até cursos de 3 meses. E cada unidade é responsável por uma área do conhecimento. A Amácio Mazzaropi, localizada no bairro do Brás, trabalha com o resgate da cultura popular e o intercâmbio entre artistas. Já a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, desenvolve atividades voltadas ao estudo de gêneros literários como conto, romance, poesia, dramaturgia, jornalismo e crítica. 

Segundo Cida, as Oficinas têm o papel de antever movimentos culturais e transmiti-los à comunidade. Incentivamos o encontro de idéias visionárias à sua produção do dia-a-dia, diz.  Os cursos costumam ser divididos conforme o estágio de conhecimento dos interessados sob a temática oferecida. O workshop de Roteiro para Cinema, oferecido na unidade Amácio Mazzaropi, exige que o candidato tenha domínio intermediário do assunto e idade acima de 15 anos.

As atividades são oferecidas, em média, duas vezes ao ano. Ao final, os participantes recebem certificado. Até outubro passado, mais de 120 mil pessoas passaram pelas quase 4 mil atividades oferecidas nas 7 unidades da capital e nas 15 do interior. Cida explica que há, inclusive, oficinas direcionadas para crianças a partir dos 7 anos. É uma forma de despertar, desde cedo, o interesse pelas  artes, diz.

Informações como período de inscrição, exigências mínimas para cada curso e unidades mais próximas da casa do interessado podem ser consultadas no site www.assaoc.org.br.

Leia tudo sobre: ig empregos cursosoficinas culturais

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG