Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

O que é melhor: começar em uma empresa grande ou pequena?

Consultor aponta pontos positivos e negativos de cada escolha

Andrea Giardino |

Quando um recém-formado ingressa no mercado de trabalho, carrega consigo inúmeras dúvidas. Um delas é saber se o melhor é começar a carreira numa empresa grande ou pequena. De acordo com Marcelo Abrileri, presidente do site de recrutamento Curriculum.com.br, há prós e contras nas duas escolhas. Em ambas as experiências são válidas e bastante ricas para o currículo, afirma 

As empresas pequenas, segundo explica,  muitas vezes permitem que o recém-formado tenha a possibilidade de exercer mais funções e consiga um contato mais próximo com os diretores. Se a empresa cresce, aumentam suas chances de evoluir junto com a companhia, diz Abrileri. E, até, subir os degraus em menos tempo.

Além disso, parte delas oferece salários mais altos, por terem menor poder de atrair profissionais, que preferem as maiores. Já as grandes geralmente compensam o salário com uma oferta variada de benefícios, como bônus, plano de saúde de alto nível e convênio em academia de ginástica. São regalias típicas de empresa grande.

Um ponto negativo em empresas grandes, destacado pelo presidente da Curriculum.com, é a atuação focada em uma única área. Em vez de exercer várias funções, a exemplo do que acontece nas pequenas, nos grandes grupos a rotatividade demora a acontecer. 

Nas grandes, Abrileri ressalta que o profissional iniciante algumas vezes não é visto como um talento que contribui diretamente para o crescimento da empresa. Mas, por outro lado, ele conta com um plano de carreira estruturado e uma política de cargos e salários definida ¿ e a experiência pode abrir portas para outras oportunidades no futuro.

Nessa hora, o jovem deve ter em mente quais são seus objetivos e o que pretende na sua carreira profissional. Ambas as experiências são importantes, e é importante ter pelo menos um período de experiência nas duas, aconselha Abrileri.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG