Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Muito cuidado ao criar um currículo diferente

Chamar atenção de maneira exagerada pode deixá-lo de fora da seleção, segundo alerta especialista de RH

Isis Coelho |

Para conseguir um novo emprego, não basta apenas ter um bom currículo. Também é preciso saber vender suas idéias de forma clara e eficiente. No entanto, colocar no papel os dados de maneira objetiva já não é garantia de uma boa oportunidade de trabalho. Por isso, muita gente anda abusando da criatividade na tentativa de chamar a atenção dos recrutadores.

Os vídeos e, principalmente, os sites pessoais vêm sendo usados como vitrine para expor competências e imprimir um toque pessoal. Mas é recomendável não exagerar nesses recursos. O currículo deve aguçar a curiosidade de quem está selecionando e não deixá-lo com a sensação de que vai ter seu tempo tomado, afirma Fernanda Brunetto, gerente da Allis, empresa especializada em recursos humanos.

Pela própria área em que atua, a designer gráfica Christiane Neves Mise, 25 anos, está sempre pensando em coisas diferentes para seu currículo. Tento me apresentar de forma variada, enviando arquivos em PDF com as principais qualificações e um portfólio reunindo meus trabalhos anexos, conta. Mas procuro não incluir elementos demais para não desviar o foco das informações, completa.

Segundo Fernanda, da Allis, esse tipo de cuidado é essencial. A pessoa precisa ter noção de que, acima da criatividade, ela deve destacar suas competências, explica. Os excessos, em vez de destacá-lo de maneira positiva, acabam por tirá-lo do processo seletivo.

Antes de tudo, não se pode esquecer que é importante o candidato apresentar suas idéias de maneira sucinta. Os recrutadores não possuem o dia inteiro disponível e cabe a você causar uma boa impressão desde o início, afirma. Todo mundo pode e deve abusar da criatividade, desde que o bom senso e as competências não sejam camufladas pela necessidade de chamar atenção, completa Fernanda.

Leia tudo sobre: curriculoig empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG