Emprego teve aumento de 9,75%, em comparação com 2007, segundo pesquisa da Ricardo Xavier

São Paulo ¿ O ano de 2008 teve uma oferta de vagas 9,75% maior do que 2007, segundo pesquisa divulgada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos tendo como base as colocações feitas pela empresa. No total, a consultoria encaminhou profissionais a 34.863 vagas em 2008, contra 31.766 no ano anterior.

A pesquisa foi realizada mensalmente durante 2008. Ela abrangeu a área de controladoria, administrativo e financeiro, qualidade, marketing, logística, compras e suprimentos, contabilidade, administrativo, financeiro, recursos humanos, tecnologia da informação, engenharia, indústria, comercial e vendas.

Participaram da análise São Paulo (capital), municípios da Grande São Paulo, Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.  Ao longo do ano, o crescimento do mercado de trabalho foi maior nas cidades de Salvador, que teve aumento de 145,14%, Curitiba, com 84,34%, e Rio de Janeiro, que cresceu 26,41%.

Também de acordo com o estudo, o curso de Engenharia liderou o ranking das graduações mais solicitadas no mercado de trabalho, em 2008, com 3.872 postos ocupados. Em seguida, vieram os profissionais formados em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Análise de Sistemas, Propaganda/Publicidade/Marketing, Direito, Tecnologia da Informação, Psicologia e Comércio Exterior.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.