Tamanho do texto

Estudo mostra que o percentual de servidores entre o total de ocupados não atinge 11%

São Paulo - O Comunicado da Presidência nº 19, Emprego Público no Brasil: Comparação Internacional e Evolução Recente, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra a situação do emprego público no Brasil.

O levantamento revela que o percentual de servidores entre o total de ocupados não atinge 11%, além de não chegar a 6% se comparado a toda a população. Além disso, o Brasil tem menos servidores públicos que todos os parceiros do Mercosul e fica atrás de países como a Espanha, a Alemanha, a Austrália e os Estados Unidos. No último, os servidores públicos compõem 15% dos ocupados.

De acordo com o documento, os indicadores não revelam uma superlotação do Estado brasileiro, quer seja sob o ponto de vista de sua comparação com o tamanho da população ou com relação ao mercado de trabalho nacional. O comunicado também identifica espaço para a criação de ocupações emergenciais no setor público brasileiro, especialmente em áreas mais afetadas pelo desemprego. 

Assine o RSS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.