Medida isolada, contudo, não é suficiente para reter talentos na empresa

Alessandra: carta assinada de próprio punho pelo fundador da Burson Marsteller
Divulgação
Alessandra: carta assinada de próprio punho pelo fundador da Burson Marsteller

Ao chegar ao escritório, a relações públicas Alessandra Neris deparou com um envelope em cima de sua mesa. “Quando abri, fiquei extremamente surpresa, feliz e ainda mais motivada a continuar investindo na carreira”, diz ela. Era uma carta assinada de próprio punho por Harold Burson, um dos fundadores da Burson-Marsteller, agência de relações públicas, parabenizando Alessandra pelos cinco anos e meio de casa completados.

“A carta também incluía um parágrafo do presidente da subsidiária brasileira, Francisco Carvalho, elogiando meu trabalho. O que mais me emocionou foi receber essa mensagem de Harold Burson, o fundador da agência, que mesmo com 84 anos ainda trabalha todos os dias no escritório de Nova York. Vou emoldurar a carta e colocá-la na minha mesa.”

O impacto positivo que a medida causou em Alessandra revela o acerto da política de valorização da empresa pelo tempo de casa de seus profissionais, e tem se mostrado eficicaz para reter talentos.

Valorização

“Ações como essa demonstram o carinho que a empresa tem conosco. E isso é inspirador", diz Alessandra. "Quando as empresas têm o cuidado de agradecer ao funcionário pelo trabalho desenvolvido, ficamos ainda mais motivados.”

Para o gerente da área de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, Tomás Carmona, só esse tipo de reconhecimento não basta para reter talentos. “O aumento ou diminuição da rotatividade depende de diversos fatores e ações que a empresa controla, e de outros que não controla. Demonstrar reconhecimento por tempo de casa pode ajudar, mas não se sustenta se a empresa não for atrativa, justa, desafiadora, ética e humana.”

A Serasa Experian, por exemplo, homenageia profissionais com 10, 20, 30 e 40 anos de casa, com prêmios, vales de compras ou viagens e jantares de homenagem. “Profissionais que estão há mais de 20 anos na empresa são homenageados com um filme comemorativo que mostra sua a trajetória na empresa”, diz Carmona.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.