Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Hobbies no currículo: veja quando destacá-los

Descrever atividades de lazer é desnecessário, a menos que tenham relação com o trabalho. O ideal é não se expor demais, dizem os consultores

Rachel Sciré |

O campo informações adicionais, que fica na última parte dos currículos, muitas vezes provoca a seguinte dúvida nos candidatos: deve-se ou não informar seus hobbies? Segundo especialistas, dados sobre atividades de lazer são desnecessários no currículo. Embora possam ser considerados em algumas ocasiões.

Dependendo do hobby, conseguimos deduzir algumas coisas a respeito do candidato, ressalta David Carlessi, consultor de desenvolvimento de habilidades e atitudes gerenciais do Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort/SP). Um exemplo mencionado por ele é o de uma pessoa que ao informar que nas horas vagas comanda uma equipe de vôlei do bairro. Dessa forma, ela acaba demonstrando que gosta de desafios e tem capacidade para liderar equipes.

Para Cida Bucater, sócia da Consultoria e Treinamento Bucater & Associados, o hobby precisa ter algum "peso", ou seja, contribuem algo ao perfil do profissional. Vale destacar atividades ou experiências que ampliaram a visão do candidato, como um intercâmbio ou trabalho social, diz Cida.

Citar a participação em diretórios acadêmicos ou centros estudantis pode também ser interessante para quem está em início de carreira. Mostra que a pessoa teve iniciativa, diz Cida. No entanto, segundo a consultora, é inútil incluir vivências pessoais que nada afetam o dia-a-dia profissional. Se você gosta de costurar, não me interessa saber, exemplifica.

Mesmo viagens, afirma, devem ser mencionadas apenas se puderem, de alguma forma, significar um diferencial profissional. De acordo com Carlessi, do Idort, essas informações, se necessário, devem ser exploradas apenas no momento da entrevista. Em muitos casos não é interessante se expor demais no currículo, avalia. São dados podem até ser malinterpretados por quem está selecionando.


 

Leia tudo sobre: curriculocurrículoig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG