Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Hobbies ajudam a aumentar criatividade no trabalho

Para especialista, é preciso "viver a vida" para superar o desafio da falta de inspiração

Patrícia Lucena, iG São Paulo |

Quem já não teve uma crise de falta de inspiração no trabalho? Momentos de “brancos” são comuns - e “forçar” a criatividade às vezes pode ser até pior. Segundo a coordenadora de cursos de planejamento de comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ), Márcia Ballariny, é preciso “viver a vida” para que as ideias apareçam no trabalho.

Fotomontagem iG
Para ter novas ideias, profissional deve ter uma vida à parte de sua carreira
“Conseguimos fazer conexões em aulas de teatro, quando vamos ao cinema, vemos obras de arte ou falamos com pessoas sobre outras coisas que não sejam sobre trabalho. É importante o profissional ter uma vida à parte da sua carreira, até mesmo para que isso ajude seu trabalho”, analisa Márcia. “Eu, por exemplo, adoro gastronomia. Muitas vezes, resolvo problemas dos meus clientes cozinhando.”

A criatividade é uma das competências essenciais na carreira de todos os profissionais. “Muitas vezes, as pessoas acreditam apenas aqueles que trabalham com marketing e propaganda devem ser criativos. Isso é um mito, todos devem trabalhar e desenvolver a inspiração”, afirma Paulo Alvarenga, sócio-diretor da Crescimentum.

O profissional de sucesso deve, então, buscar se inspirar para levar constantemente soluções e ideias inovadoras. Segundo Alvarenga, algumas das maneiras são: exercícios para o cérebro, meditação, leitura específica sobre temas de trabalho, dança, atividades físicas, música, pintura e mudança de ambiente.

Segundo Márcia, pessoa que precisa da criatividade no trabalho não pode ficar apenas dentro do escritório. “Um workaholic não tem boas ideias. É preciso abrir a mente. O profissional deve olhar o novo, outras formas de expressão, e não somente aquilo que faz no dia a dia.”

Alvarenga acredita que, para que a criatividade apareça, primeiro é importante entender o problema. Segundo ele, em um primeiro momento é importante deixar o julgamento de lado e focar na fluência de ideias. “É preciso se preparar, analisar as alternativas e deixá-las ‘tomar forma’ naturalmente, pois é no momento que nos distraímos que temos insigths.”
 

Leia tudo sobre: ideiasinspiraçãoprofissionalcarreiras

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG