Estatística vale para o Rio de Janeiro

São Paulo ¿ A edição 2009 da pesquisa do Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho, aponta que 23% dos postos de trabalho das Melhores Empresas para Trabalhar ¿ Rio de Janeiro são ocupados por jovens com até 25 anos.

Entre as empresas que mais empregam jovens, o destaque é a Biruta Mídias Mirabolantes com 71% dos cargos da empresa ocupados pela chamada Geração Y. O McDonald´s aparece na pesquisa como o maior empregador de jovens do Brasil, com 90% do seu contingente nessa faixa. 

De um total de 36.064 funcionários que atuam nas 25 empresas fluminenses que integram o levantamento, 8.294 correspondem a jovens profissionais.

Biruta ¿ A pesquisa analisou as práticas diferenciadas de gestão de pessoas, voltadas a jovens.  A empresa de comunicação Biruta Mídias Mirabolantes destacou-se nesse quesito. Especializada em serviços não-convencionais de propaganda, a Biruta mantém uma comunicação transparente com os funcionários, tendo como um dos instrumentos um boletim interno que traz textos bem-humorados sobre os projetos desenvolvidos em cada área.

Além disso, todas as decisões tomadas pela gestão ¿ sejam boas ou ruins ¿ são abordadas de maneira clara e honesta. As notícias importantes para o negócio são anunciadas com o toque de um sino instalado na recepção da empresa. Ele se tornou uma forma divertida e descontraída de comemorar as vitórias.

McDonalds ¿ Com mais de 30 mil funcionários da Geração Y, o McDonalds é considerado o maior empregador de jovens do Brasil, e a maioria vive a primeira experiência profissional na empresa.

Cerca de 30% dos gerentes e supervisores iniciaram a carreira como atendentes. É o caso da diretora de Treinamento e Desenvolvimento para América Latina, Íris Barbosa, e do presidente da companhia no Brasil, Marcelo Rabach. Entre as políticas de gestão adequadas aos jovens está o horário flexível, que permite ao funcionário conciliar trabalho, estudo e lazer.

Segundo o Great Place to Work Brasil, os profissionais da Geração Y são mais exigentes porque buscam mais do que salários e benefícios. Eles são movidos a desafios contínuos. A mensagem que passam aos gestores é a que o comprometimento e a permanência na empresa estão ligados à capacidade de inovação da organização.

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.