Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Funcionários trabalham mesmo doentes

Constatação é de pesquisa mundial

iG São Paulo |

São Paulo ¿ Estudo recente do Portal Monster aponta que o medo de perder o emprego e o grande volume de trabalho são as principais razões porque, mesmo doentes, 76% dos profissionais não deixem de trabalhar, de casa ou do escritório.

Das 33.684 pessoas que responderam à pesquisa, 28% disseram que vão trabalhar com medo de perder seus empregos.

Pergunta - O Monster perguntou: você vai trabalhar quando está doente? em seu site e registrou uma das maiores participações em pesquisas on-line. De 1 a 8 de fevereiro, pessoas de 15 países escolheram uma das quatro respostas a seguir (foi considerado apenas um voto por pessoa):

- Sim, o volume de trabalho é grande e não posso perder um dia - 35%
- Sim, na atual situação econômica, tenho medo de perder meu emprego - 28%
- Não, eu trabalho em casa quando estou doente - 13%
- Não, eu descanso até me sentir melhor - 24%

A pesquisa revela que uma grande parcela das pessoas prioriza o trabalho em vez da saúde: apenas 24% preferem repousar até melhorar.

Com a reforma no sistema de saúde entre as prioridades políticas dos Estados Unidos, 32% dos americanos relatam que o medo de perder o emprego é o principal motivo para que trabalhem mesmo doentes. Na Finlândia, a situação é oposta, 51% dos finlandeses preferem descansar até melhorar.

Volume - Mais de um terço dos participantes (35%) disseram que têm um volume grande de coisas a fazer e por isso não podem perder um dia de trabalho. Em todo o mundo, apenas 13% dos profissionais disseram que trabalham em casa quando estão doentes, o que é bom para seus colegas de trabalho.

O site norte-americano Flu.gov explica que as leis federais não exigem que os empregadores paguem os dias perdidos para quem falta ao trabalho porque estão doentes com a gripe, o que torna mais difícil a escolha de ficar em casa.

No site da Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais informações (em inglês) sobre o que está sendo feito para melhorar a saúde pública em todo o mundo.

No Centro de Pesquisas do Monster (Monster Resource Center)   também há artigos (em inglês) sobre como "Ficar saudável no trabalho".

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG