Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Flexibilização da jornada de trabalho é desafio para empresas

Professor da Iese Business School destaca o papel das companhias no equilíbrio entre vida pessoal e profissional de funcionários, durante palestra na ExpoManagement

Andrea Giardino |

Qual o papel da empresa na contribuição entre o equilíbrio entre trabalho e família de seus executivos? Foi com esse questionamento que César Bullara, professor brasileiro da Iese Business School, escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha, abriu sua apresentação durante a ExpoManagement, um dos maiores eventos de gestão e RH do País, na tarde de ontem (11).

Na sua opinião, as companhias precisam estar atentas às mudança de critérios que levam à retenção de talentos. A capacidade de conciliar entre vida profissional e pessoal é um dos fatores que tem se tornado cada vez mais importante nessa equação. Um estudo desenvolvido pelo nosso Centro Internacional Trabalho e Família mostrou que melhores políticas de flexibilização contribuem para o comprometimento do empregado com a organização, disse.

O estudo se valeu de algumas linhas de pesquisa, como a teoria da ecologia humana (valorização do homem no contexto da sociedade), a cultura organizacional, os conflitos e o estresse nas famílias dos executivos. Temos um enorme desafio pela frente, afirmou Bullara. Estamos diante de um novo ambiente de trabalho, que exige, sobretudo, mais flexibilidade e administração de longas jornadas de trabalho, provocadas, principalmente, pela tecnologia.

Outro aspecto levantado pelo professor esteve ligado à participação da mulher no mercado de trabalho e até que ponto as empresas estão preparadas para recebê-las. Dados recentes apontam que, em todo mundo, apenas um quarto dos cargos de direção são ocupados pelo sexo feminino e 53% das companhias não empregam mulheres para posições de alto-escalão, observou.

A ExpoManagement acontece até esta quarta-feira (12), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Leia mais:

Evento discute oportunidades abertas pela crise 

Especialista internacional destaca papel do líder na era do conhecimento

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG