Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Fapesp oferece bolsa para pós-doutorado em geossensores

Projeto é conduzido no Inpe

iG São Paulo |

São Paulo ¿ O projeto de pesquisa Desenvolvimento e Aplicação de Rede de Geossensores para Monitoramento Ambiental tem uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto, conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), propõe atividades de pesquisa científica e tecnológica cooperativa, ao buscar desenvolver e aplicar instrumentos e técnicas da tecnologia da informação e comunicação em disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.

O projeto de pós-doutorado visa desenvolver, montar e calibrar os protótipos de sensores cerâmicos ambientais dedicados, do tipo capacitivo, com sistemas de coleta de dados acoplado. Esses sensores devem ser adequados para utilização em condições adversas de campo, como em áreas de floresta tropical na Amazônia, e ter custo relativamente baixo, possibilitando a montagem de redes de monitoramento com alta densidade de sensores.

Perfil ¿ O profissional a ser contratado deve ter conhecimentos de abrangência acadêmico-operacional nas áreas de Ciências e Tecnologia de Materiais e Engenharia Ambiental. Deve ainda ter conhecimentos e experiência em processamento e caracterização de materiais cerâmicos porosos e em caracterização de sensores de umidade ambiental.

Também é exigido domínio dos idiomas português e inglês, disponibilidade para trabalho de campo em regiões de floresta, capacidade para assistir, intermediar e apoiar pesquisadores e capacidade para desenvolver e gerir projetos.

Documentação - Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 19 de março de 2010: currículo completo, três cartas de recomendação e carta descrevendo o interesse de trabalhar no projeto e justificando a capacidade de atender aos requisitos profissionais solicitados.

A seleção será feita este mês para início em abril. Os candidatos deverão ter disponibilidade, de 22 a 31 de março, para uma eventual entrevista presencial.

O valor mensal da bolsa de pós-doutorado oferecida é de R$ 4.508,10. Serão aceitas inscrições de candidatos com doutorado a ser defendido até 31 de março de 2010.

Os interessados deverão enviar a documentação solicitada para:

Maria do Carmo de Andrade Nono
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS
Av. dos Astronautas, 1758
CEP 12227-010 - São José dos Campos - Brasil

Mais informações: maria@las.inpe.br ou (12) 3945-6565 ou (12) 3945-6989

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG