Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Experiência abre oportunidade para pessoas mais velhas

Áreas de serviços, construção civil, consultoria e comércio são as que mais demandam esse perfil

Patrícia Lucena, iG São Paulo |

Há muitas empresas que procuram pessoas mais velhas, justamente pela bagagem que elas têm, pela experiência profissional. As áreas que oferecem mais vagas são as de serviços, construção civil, consultoria e comércio. Segundo a gerente de Recursos Humanos da Sig Engenharia, Lucimere Fontoura Fragoso, há muita dificuldade de reposição de funcionários. Por isso, as pessoas que já estão se aposentando continuam no trabalho para ajudar a completar o quadro de colaboradores.

José Dionísio / Montagem iG
Algumas empresas preferem contratar pessoas mais velhas pela experiência e responsabilidade
Outro motivo pelo aumento da demanda por pessoas mais velhas é o aquecimento da economia, principalmente em setores como petróleo, gás e minério. “Pessoas mais velhas têm sido cada vez mais demandadas devido à escassez de mão de obra”, analisa Lucimere. “Para a companhia é muito mais fácil. O funcionário já tem experiência profissional e capacidade para desenvolver a atividade.”

Preferência

Muitas vezes, as empresas preferem as pessoas mais velhas, pois não precisam dar treinamento, como no caso de alguém mais jovem. “Um funcionário experiente acaba treinando os mais jovens”, ressalta Lucimere.

Luis Paiva, sócio da Corporate Consulting, conta que algumas empresas têm começado a trabalhar bastante com esse tipo de profissional. “Principalmente as companhias familiares e consultorias demandam pessoas mais velhas por terem mais experiência.”

Os mais velhos também têm preferência quando se trata de uma contratação para um projeto específico, afirma Lucimere. Nesses casos, é mais fácil contratar uma pessoa mais velha pela sua experiência naquela atividade, pois assim não é necessário formar um profissional.

Divulgação
Segundo Luis Paiva, as empresas familiares e de consultoria são as que mais contratam pessoas mais velhas
Mercado

Cada vez mais as oportunidades para pessoas mais velhas estão aumentando. Isso se deve a experiência e responsabilidade. “As companhias optam por funcionários que não precisam mais ser treinados e sabem que poderão contar com eles”, destaca Lucimere.

Os jovens estão saindo para o mercado sem nenhuma experiência e com um nível educacional muito baixo. “Com isso, as pessoas mais velhas estão tendo mais oportunidade. Os setores de serviços e consultoria assimilam muito bem isso”, analisa Paiva.
 

Leia tudo sobre: empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG