Apostando no capital humano, rede de concessionárias implementa nova política de remuneração variável

O grupo Eurobike, rede de concessionários que comercializa veículos de luxo, como os das marcas BMW, Audi, Porsche, Volvo, Land Rover e Toyota acredita que consegue driblar a crise sem fazer cortes de pessoal.

A empresa realizou uma readequação da estrutura gerencial no início de janeiro e não fez nenhuma demissão até o momento. A cultura da empresa valoriza o capital humano. Por isso, investe nos funcionários e procura deixar um clima otimista entre eles. A Eurobike optou por reduzir os custos fixos e, apenas em última hipótese, vai mexer no quadro, afirma Ângela Duarte, gestora de recursos humanos. Nosso profissional passa por treinamentos frequentes e, para formá-lo, leva tempo. É uma estratégia muito ruim dispensá-lo, pois investimos nele. Além disso, não existe pessoal capacitado dando sopa por aí, argumenta

Antes da reestruturação, havia gestores para cuidar de cada uma das filiais. Com a mudança, eles passaram a gerenciar as marcas e não mais somente as unidades (filiais). Por exemplo, o gestor da marca BMW responderá por todas as filiais em que a marca é comercializada. Cuidando da marca, ele fica mais focado e com domínio sobre todos os detalhes, comenta.

Além da reestruturação organizacional, foi implementada uma nova política de remuneração variável. O pessoal produtivo (executivos de vendas, consultores de serviços, entre outros) terá que buscar um maior desempenho em suas vendas. Até dezembro, a comissão era baseada somente na rentabilidade da área em que atuavam. A partir de janeiro, o faturamento, a rentabilidade e o mix de vendas é que contam, diz Ângela.

Também serão pagos prêmios mensais para todos aqueles que atingirem as metas estabelecidas. Esse sistema incluirá todos os funcionários, do executivo ao lavador de veículos, no intuito de aumentar a motivação pela busca do resultado, explica a gerente.

Leia também: Especial Crise e demissões

Assine o RSS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.