Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Estresse aumenta em 75% no mês de dezembro, diz pesquisa

A sobrecarga de atividades é a principal causa do aumento da tensão no fim do ano

Rachel Sciré |

Trânsito, acúmulo de trabalho, compras, happy hours, expectativa pelas férias. Tantas atividades no fim do ano fazem com que essa época seja responsável pelo aumento do nível de estresse em 75%, segundo uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR), associação internacional que estuda o estresse e suas formas de prevenção.

A presidente da Isma-BR, Ana Maria Rossi, explica que as causas do crescimento envolvem a sobrecarga de tarefas. Para 25% dos entrevistados, por exemplo, os gastos adicionais com presentes e festas aumentam seu nível de estresse. Como não dá para mudar a situação, é melhor ter objetivos realistas do que é preciso fazer e aproveitar o momento, sem se desgastar, diz.

Caso contrário, a tensão será traduzida em sintomas físicos, comportamentais e emocionais. Insônia, problemas gástricos, aumento da irritação e ansiedade, maior uso de medicamentos para regular a ansiedade e compulsão por comida foram alguns dos sinais observados pela pesquisa.

O estudo foi feito com 678 pessoas, de 25 a 55 anos (homens e mulheres, economicamente ativos).

Trabalho ¿ A chegada do fim de ano faz com que os compromissos no ambiente de trabalho aumentem, seja o encerramento de projetos, reuniões de balanceamento e planejamento ou eventos de confraternização, por exemplo. Para 60% dos entrevistados, o excesso de tarefas no âmbito profissional é o principal responsável pelo crescimento da tensão em dezembro.

A proximidade do período de férias também costuma deixar muitos profissionais exaltados. As pessoas se ressentem de sair do escritório e não conseguem se desligar das obrigações profissionais, afirma Ana Maria. Segundo a especialista, dividir tarefas, na família e na empresa é uma boa maneira de evitar o esgotamento.

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG