O renomado guru de administração, Stephen Covey, critica modelo adotado por executivos na gestão de seus subordinados

Conhecido como um dos maiores especialistas em desempenho humano da atualidade, Stephen Covey, autor de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Editora Best Seller), falou no último dia da ExpoManagement sobre o papel da liderança na Era do Conhecimento para um público de cerca de 1 mil pessoas.

Segundo o co-fundador da Franklin Covey, empresa especializada em habilidades de gestão,  ainda usamos os princípios da Era Industrial, que ele chama de mapa. É preciso coragem para questionar as premissas subjacentes à era passada, afirmou. O funcionário não pode mais ser considerado custo nos demonstrativos financeiros e sim alguém que pensa, um ativo importante na estratégia da companhia.

Na sua opinião,  o uso mapa da Era Industrial, baseado em comando e controle, não contribuiu em nada para as pessoas perseguirem as metas das organizações e mostra o quanto os líderes atuais ainda são tiranos. Quanto mais controle se exerce, mais passividade você terá embaixo, o que justifica mais controle, levando as pessoas a só reagirem diante de necessidades imediatistas, explicou.

Covey até questionou a platéia: Se vocês perguntarem à sua equipe qual o propósito da sua empresa, obterão respostas diversas porque as pessoas não estão conectadas às metas estratégicas. Para ele, parte disso deve-se ao fato da cultura das organizações ser voltada a objetivos mais urgentes do aquilo que realmente é importante.

Enquanto na Era Industrial a liderança dependia de autoridade formal, na Era do Conhecimento o especialista em gestão acredita ser a autoridade moral o novo foco. E isso também vem de baixo para cima. O aprendizado aqui é bilateral, de ambas as partes, ressaltou. O palestrante destacou ainda quatro imperativos dos grandes líderes: esclarecer o propósito, inspirar confiança, alinhar os sistemas e liberar talentos. 

Leia mais :

Evento discute oportunidades abertas pela crise  

Flexibilização da jornada de trabalho é desafio para empresas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.