Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Especialista ensina como dar os primeiros passos após a demissão

Não adianta ficar parado e nem agir impulsivamente. O segredo é se planejar

Rachel Sciré |

Se você acaba de perder o emprego, não adianta entrar em desespero, dizem os especialistas. Porém, não é fácil manter a calma quando preocupações com o futuro profissional, financeiro e até pessoal, tomam conta do dia-a-dia.

Para se organizar após a demissão, é preciso montar um cronograma de objetivos, ensina Elaine Saad, diretora para a América Latina da Right Management, consultoria organizacional especializada em transição de carreira. Procurar emprego é como trabalhar ao seu favor, diz.

As dicas da especialista foram reunidas abaixo, assim como outras matérias publicadas no iG Empregos, que podem auxiliar as pessoas que estão passando por este momento. Confira!

Planejamento
A maior recomendação dos especialistas é não tomar nenhuma atitude sem se planejar. A primeira coisa é traçar um plano de ação, olhar para a carreira e analisar sua situação: o que pode ser agregado, como o profissional se define como produto, quais as organizações em que pode atuar e onde pretende chegar, fala Elaine.

Em épocas de crise, sempre orientamos a pessoa a desenhar um plano que busque empresas similares às que atuou, diz a consultora. Isso porque, durante um período de instabilidade, as companhias tendem a não arriscar com contratações fora do perfil.

É importante montar uma programação com as atitudes que serão tomadas para ajudar na recolocação e incluir uma estimativa de tempo para cada ação. Da mesma maneira, esse planejamento envolve aspectos da vida pessoal, como controle financeiro e metas individuais.
¿  Executivos demitidos não têm Plano B
¿  Consultor dá dicas para planejar início de carreira
¿  Abrir sua própria empresa ainda é um bom negócio
¿ 
Empreendedor por necessidade
¿  Insatisfação contribui para mudança de área

Currículo
Sair distribuindo currículos não é a melhor maneira de reagir. É preciso pensar qual o seu objetivo no momento. Se o profissional for chamado para uma conversa ainda em meio à confusão, poderá desperdiçar um contato, explica a especialista, que assegura: deve-se manter a administração do seu processo de recolocação e não agir no automático.
Segundo ela, é muito comum entrar em desespero após uma demissão, e tomar uma atitude incerta. As pessoas trocam de empresa sem saber o motivo.

Lembre-se de considerar as razões que motivaram a sua saída, para minimizar as chances de que isso ocorra novamente. Então, atualize seu currículo de forma objetiva. Seja sucinto e deixe detalhes para a carta de apresentação, recomenda Elaine.

¿  Seu currículo revela quem você é
¿  Destaque sua experiência aos 40
¿  Procura-se emprego na Web
¿  Currículo virtual atrai oportunidades
¿  Especial: monte seu currículo

Networking
Depois de se organizar e completar o currículo, a dica da especialista é fazer uma lista de todos os contatos profissionais que já teve e as empresas em que gostaria de atuar. O ideal é combinar várias ações, como por exemplo, reativar sua rede de contatos, buscar vagas na Internet, em jornais ou revistas, entregar o currículo pessoalmente em algumas empresas, enfim, tudo o que se puder fazer para ampliar o alcance do currículo.E não perca a conexão com o mercado. É de lá que você saberá as informações que precisa para encontrar uma vaga, diz.

¿  Aprenda mais sobre o poder do "networking"
¿  Como atrair um headhunter
¿  Como se comportar diante de um headhunter?

Cursos
A consultora sugere ainda manter-se atualizado. Ler, saber das novidades da área, de quem chegou ao mercado, buscar artigos, conhecer headhunters são algumas atividades citadas por ela.

Cursos de atualização também são uma boa pedida. Com mais tempo livre e sabendo de suas deficiências, o profissional pode aproveitar para se capacitar, antes de voltar a atuar.

¿ Mestrado profissional pode representar diferencial na carreira
¿  Cursos de idiomas dão upgrade no currículo
¿  Cuidados na hora de escolher o MBA

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG