Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Escrever a verdade no currículo é regra número 1

Mas consultores alertam que excesso de exposição negativa pode atrapalhar na hora de chamar a atenção dos headhunters

Rachel Sciré |

Em qualquer processo de seleção, a sinceridade é requisito básico para ganhar a confiança dos recrutadores. Mas até que ponto é válido se expor no currículo? A franqueza em excesso pode até chamar a atenção, mas é uma forma agressiva de contar quem você é, diz Adriana Meglia, consultora da Career Center, empresa especializada em orientação de carreira.

Assim como ela, especialistas explicam que a primeira apresentação deve ser sucinta e objetiva. Isso porque as aptidões e habilidades pessoais só serão checadas em profundidade na segunda etapa, durante as entrevistas ou quando o processo estiver mais adiantado. Ali também os pontos fracos dos candidatos serão esmiuçados.

Mostrar que se tem consciência sobre as falhas na formação não adianta, por soar uma postura de conformismo, afirma Adriana. Na sua opinião, o currículo não dá a chance do candidato explicar o que tem feito para superar aquela situação, que é o mais importante. A dica, então, é não ressaltar os pontos negativos.

A consultora ressalta que se o candidato não souber inglês, por exemplo, nem é preciso mencionar essa deficiência, Caso contrário, teríamos que listar todas as línguas que não falamos, diz. Falar que possui 'noções básicas' acaba sendo outra maneira de deixar claro que não sabe o suficiente.

Caso o candidato não tenha experiência alguma, basta omitir esse item no currículo. A ausência deixará subentendida a condição do candidato, observa Fernanda dos Santos Montero, consultora da Cia de Talentos, empresa especializada na seleção de executivos e trainees. Para suprir esse vazio, ela sugere destacar qualidades pessoais, como dinamismo ou vontade de aprender, ou então, listar a participação em outros projetos, desenvolvidos na faculdade.

Leia tudo sobre: currículosig empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG