Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Empresas nacionais contrataram mais em outubro

Pesquisa da Ricardo Xavier aponta que 78% das vagas abertas mês passado vieram de companhias brasileiras

Redação iG Empregos |

São Paulo ¿ Em outubro, o mercado de trabalho registrou queda de 8,26% no volume de vagas ante a setembro deste ano. É o que aponta pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos, divulgada nesta segunda-feira (10). Segundo Hélio Terra, presidente da consultoria, o cenário é reflexo da crise norte-americana sobre as multinacionais instaladas no País. 

No entanto, de acordo com o estudo, a maioria das oportunidades surgiu de pequenas e médias empresas de capital nacional. Das 2.921 vagas abertas em outubro, 2.286  (78,26%) vieram de companhias brasileiras. Enquanto em setembro, elas representaram 52% das 3.184 posições geradas.

Embora o número total de posições tenha sido menor no último mês, algumas capitais tiveram crescimentos significativos como Curitiba (PR) e Salvador (BA). As duas capitais mais que dobraram o número de vagas em relação a outubro de 2007. Curitiba cresceu 143,51% e Salvador, 178%, respectivamente.

A pesquisa da Ricardo Xavier abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre esses, os que mais se destacaram em outubro foram São Paulo, com 53% das vagas. 

O estudo também aponta as 10 áreas que mais abriram vagas no último mês. Das 2.921 posições criadas em outubro, 13% estão no setor Comercial; 13% na área Administrativa; 11% em Tecnologia da Informação; 11% em Engenharia; 6% na Industrial; 7% em Recursos Humanos; 7% no setor Financeiro; 4% na área Contábil; e 28% em diversas outras áreas.

 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreiravagas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG