Alta chega a 2,9% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE divulgados nesta segunda-feira

São Paulo - O nível de emprego na indústria subiu 0,1% em setembro ante ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, o número de empregos gerados no setor havia sofrido retração de 0,1% em relação a julho.

De acordo com o IBGE, o resultado mostra tendência de estabilidade. Na comparação com agosto do ano passado, houve um aumento de 2,2%. De janeiro a setembro de 2008, o órgão registrou crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta chega a 2,9%.

O IBGE indicou que, na comparação com setembro de 2007, houve crescimento dos postos de trabalho em 12 dos 18 setores pesquisados, com destaque para máquinas e equipamentos (10,2%), meios de transporte (8,2%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (10,2%).

Na contramão estão os segmentos de vestuário (-7,1%), madeira (-11,3%) e têxtil (-6,5%), com variações negativas.
Nas regiões avaliadas, constatou-se aumento no nível de emprego ligado à indústria em 12 das 14 áreas pesquisadas, com crescimento significativo em São Paulo (2,6%), Minas Gerais (5,5%) e Rio Grande do Sul (3,3%), quando comparado a setembro de 2007.

Outro dado importante refere-se aos ganhos salariais dos trabalhadores da indústria. Segundo o IBGE, em setembro houve uma significativa recuperação, atingindo alta de 2,7%, após queda de 0,5% em agosto. Em relação a setembro do ano passado, o incremento foi de 7,9%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.