Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Drible a crise ao manter rede de contatos no ambiente de trabalho

Saiba como aproveitar os momentos de pausa do almoço, do cafezinho e das conversas nos corredores

Andrea Giardino |

Quem pensa que o networking só é necessário apenas na hora de buscar uma nova colocação no mercado de trabalho, está enganado. Criar e manter continuamente uma rede de contatos internos ¿ ou seja, dentro da própria companhia em que atua ¿ é fundamental para alcançar objetivos profissionais, segundo afirma Carmelina Nickel, consultora da DBM, empresa especializada em transição de carreira.

Sobretudo em cenários de crise, o chamado networking interno deve estar na lista de prioridades de qualquer profissional. Muitos já se acostumaram em fazer  contato com conhecidos de outras empresas, mas esquecem de se relacionar nas próprias organizações onde trabalham naquele momento, destaca. Um grande erro na sua opinião.

É imprescindível alimentar o networking também no ambiente de trabalho para que todos o conheçam e saibam o que você faz. No entanto, a consultora avisa: procure ser o mais natural possível e evite mostrar qualquer tipo de interesse no contato. Este é um tipo de postura que pode acabar jogando por água abaixo todo o esforço desenvolvido. As pessoas reconhecem quando alguém quer se aproveitar, observa.

Para não errar, confira abaixo algumas dicas da consultora para estimular o networking interno.

Almoço ¿ Procure sempre abrir espaço na agenda para almoços com os colegas, sejam eles superiores ou subordinados

Pausa para o cafezinho - Não recuse convites para um cafezinho no meio do expediente. Muitas vezes esses encontros se tornam estratégicos para construir alianças. Não encare como perda de tempo, porque não é, diz.

Nos corredores ¿ Nunca ache que cinco minutos de conversa vai atrapalhar seu trabalho. A consultora explica que esse bate-papo informal permite ao profissional alcançar uma visibilidade que no futuro pode levá-lo a participar  em projetos importantes ou até obter uma transferência de área. "A construção de uma rede de relacionamento não acontece do dia para noite, afirma Carmelina.

 

 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreiranetworking

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG