Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Dores nunca mais

Ginástica laboral pode melhorar produtividade dos funcionários

Isis Coelho |

Dores musculares são reclamações bastante comuns no ambiente corporativo. E não é para menos.  Lesões causadas por esforço repetitivo como a tendinite, tornaram-se freqüentes com o uso diário do computador. Somado a isso, há a falta de tempo para atividades físicas, fator que pode comprometer ainda mais a saúde dos profissionais. Para reverter esse quadro, muitas companhias passaram a incorporar sessões de ginástica laboral na rotina de seus funcionários.

Embora as primeiras ações no mundo tenham quase 100 anos ¿ a maioria nos pátios das fábricas de grandes indústrias - essa prática é relativamente nova na maioria das organizações. São atividades físicas praticadas durante o horário do expediente, que visam trabalhar a reeducação postural e aliviar a fadiga corporal, gerando uma série de benefícios às empresas. A ginástica laboral aumenta o bem-estar do colaborador, tornando-o mais produtivo e satisfeito com suas atividades, afirma Inês Garcia, fisioterapeuta especialista em qualidade de vida no trabalho.

A Mult Usos Indústria de Embalagens, localizada em Colombo, no Paraná, mantém um programa de ginástica laboral diário para os operários da fábrica e do setor administrativo há seis anos. Desde que a prática foi implantada, os benefícios se mostraram substanciais. O número de licenças por doenças como tendinite e dores nas costas diminuíram 40%, diz Liliane Zanetti, assistente financeira da companhia.

Os exercícios também contribuíram para a interação social dos funcionários, já que as sessões são realizadas coletivamente, no pátio externo da fábrica. É um investimento que vale muito a pena, ressalta. Para ela, além de trabalhar o físico, a ginástica laboral alivia o estresse e melhora o bom humor dos funcionários por meio das pausas para os exercícios.

 

 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG