Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Desemprego tem pequena queda em novembro

Segundo o Dieese, o crescimento no número de ocupados é normal para esta época do ano

Redação iG Empregos |

São Paulo - O índice de desemprego registrou pequena queda em novembro, de acordo com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese) e pela Fundação Seade em seis regiões metropolitanas. O total desempregados é estimado em 2,627 milhões de pessoas - 71 mil trabalhadores a menos do que no mês anterior.

Com isso, a taxa de desemprego total diminuiu de 13,4% em outubro para 13% em novembro, um comportamento considerado usual pelo Dieese em virtude do aquecimento das vendas com o fim de ano. Essa é a menor taxa desde janeiro de 1998.

Foram criados 72 mil postos de trabalho no período. O total de profissionais ocupados nas seis regiões pesquisadas chegou a 17,556 milhões de  pessoas, para uma População Economicamente Ativa de 20,183 milhões. Em relação a novembro de 2007, o nível de ocupação aumentou 4,4%, variação inferior à observada nos últimos meses, que registraram crescimentos mais expressivos.

O nível de ocupação cresceu em todas as regiões pesquisadas: 7,2% em Porto Alegre, 5,5% em Recife, 4,7% em Belo Horizonte, 4,4% no Distrito Federal, 4,1% em São Paulo e 1,2% em Salvador.

Os dados da PED do Dieese mostram uma tendência diferente daquela apontada pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dados de novembro, divulgados também hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o número de empregados formais em novembro caiu 0,13% em relação a outubro, o que representa uma perda de 40.821 postos de emprego.

Leia mais
Novembro tem queda de 40 mil postos de emprego, segundo Caged

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos notícias

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG