Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Demanda por executivos mantém alta no primeiro trimestre

Conclusão de pesquisa da DBM vale para infraestrutura e consumo

iG São Paulo |

São Paulo ¿ A procura por executivos se manteve em alta no primeiro trimestre deste ano, de acordo com estudo da consultoria DBM. A demanda por profissionais para atuação em posições de chefia intermediária, gerência, diretoria, presidência e conselho de administração cresceu 5% no período de janeiro a março, em relação ao mesmo trimestre de 2009.

Os números da DBM apontam que as companhias do setor de infraestrutura ¿mineração, construção civil, petroquímica e bens de capital ¿ e do varejo foram os que mais colaboraram para a alta.
 
Destaques ¿ No setor de mineração a procura por executivos aumentou 143% nos três primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2009.

Nas empresas de construção civil, a demanda por vagas aumentou 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os setores petroquímico, eletroeletrônico e transportes buscaram, respectivamente, 46%, 22% e 12% mais executivos no período de janeiro e março.
 
De acordo com o levantamento da DBM, os setores ligados a consumo também buscaram mais executivos neste início de ano. O setor automotivo e de autopeças, por exemplo, ampliou em 87% o número de vagas nos três primeiros meses desse ano e o setor de produtos de consumo respondeu por 33% mais vagas para executivos do que o dado do primeiro trimestre de 2009.

As companhias com atuação em varejo e alimentação e bebidas buscaram no início deste ano, respectivamente, 28% e 16% mais executivos.
 
Equilíbrio ¿
Se houve alta entre as empresas diretamente impactadas pelo maior consumo, setores como o de serviços de informática mantiveram-se em equilíbrio e demandaram executivos na mesma proporção buscada no primeiro trimestre de 2009.

No caso do mercado financeiro, bancos e outras instituições deixaram de apontar crescimento do número de vagas para executivos, como em 2009. No primeiro trimestre de 2010, as vagas para executivos entre as empresas do segmento ficaram 14% aquém do número verificado nos três primeiros meses do ano passado.

Leia mais sobre empregos

 

Siga o iG Empregos no Twitter

 

Receba as atualizações do iG Empregos
 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG