Tamanho do texto

Profissional, contudo, não deve descartar conhecimento mais amplo

As redes sociais estão em alta, não apenas como ferramenta na busca por trabalho, mas, cada vez mais, como trabalho em si. Para tanto, diversos cursos focados nessa área estão surgindo no mercado e prometem fazer com que o aluno aprenda a se mover de forma estratégica nesse novo mundo virtual.

Segundo Marcelo Coutinho, coordenador do curso de Inteligência Competitiva em Redes Sociais do Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas (Gvpec), os gestores estão preocupados com a reputação da empresa nas redes e como ser mais competitivos nesse setor.

Demanda - Montamos o curso no ano passado e estamos na segunda turma. As duas tiveram fila de espera, conta. Mostramos cases e as ferramentas que as empresas usam para reforçar a comunicação das redes sociais, explica.

Outras escolas também entraram na corrida para capacitar profissionais para atuar nessas frentes. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP) é uma delas, com a pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. 

Segundo a coordenadora de desenvolvimento da área de comunicação social do Senac São Paulo, Melina Sanjar, o objetivo do curso é especializar os participantes para que tenham visão estratégica de análise, desenvolvimento, gerenciamento e implantação de projetos de comunicação em mídias digitais.

Em relação a mercado de trabalho, as mídias sociais representam novas oportunidades para comunicadores e para áreas da empresa que se ocupam da relação com seus clientes, afirma Melina.

Conhecimento amplo - Cursos sempre são válidos, na avaliação de Roberto Aloureiro, gerente de redes sociais da Tecnisa. Contudo, para o executivo, é importante que o marketing seja estudado de uma forma mais ampla.

Afinal, rede social deve ser uma estratégia de empresa como um todo. Por isso, é importante que o profissional tenha uma visão mais ampla. E isso o profissional só terá se estudar e tiver uma boa base de marketing.

Confira algumas escolas que oferecem cursos relacionados a redes sociais:

GVPEC

Inteligência Competitiva em Redes Sociais

Investimento: R$ 1.012,16 à vista

Informações: No site da FGV

Senac-SP

Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

Investimento: 18 x R$ 685

Informações: No site do Senac

Miyashita Consulting

Curso de Marketing de Relacionamento Online

Investimento: R$ 590

Informações: No site da Miyashita

Apadi (Associação Paulista das Agências Digitais)

Curso de Marketing em Redes Sociais

Investimento: de R$ 300 a R$ 590 ¿ varia conforme a data da inscrição e se o profissional for associado da Apadi

Informações: No site da Apadi

Leia também:
- Carreira de gestor de redes requer profissional multidisciplinar
- Especial: Emprego na rede

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.