Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Cursos gratuitos ensinam a lidar com investimentos

Treinamentos oferecidos pela BM&FBovespa ajudam a desbravar o mercado de ações e controlar gastos

Rachel Sciré |

Tão importante quanto controlar seu dinheiro em tempos de crise é administrá-lo quando o cenário é de estabilidade. Por esse motivo, a BM&FBovespa mantém o projeto Educar, de educação financeira, que explica o funcionamento do mercado de ações e ensina a lidar com as economias, quer sejam elas o orçamento familiar, o salário mensal ou a aposentadoria.

Os cursos são gratuitos e incluem temas como planejamento de finanças pessoais, hábitos de poupança e tipos de investimento. A diferença entre eles está na linguagem utilizada, por terem sido criados para públicos específicos.

O Bovespa Master, voltado a universitários e adultos, é a modalidade de maior procura hoje. O conteúdo das aulas contribui para que os gastos sejam melhor administrados e ensina a investir suas economias. Outro exemplo é o Mulheres em Ação, direcionado apenas ao público feminino.

Ainda existem opções como o Bovespa Júnior, direcionado a jovens de 11 a 15 anos, que estão começando a entender o valor do dinheiro e o Bovespa Sênior, que auxilia a terceira idade a cuidar de suas finanças.

De acordo com Verdi Monteiro, diretor de fomento de negócios da BM&FBovespa, a iniciativa é um mecanismo de popularização do mercado de capitais, para promover uma cultura de formação de patrimônio. A ação é uma poupança como qualquer outra, se for vista numa perspectiva a longo prazo, explica. E nós queremos mostrar para a sociedade como é vasto o oceano dos investimentos.

Verdi afirma que trazer diferentes perfis de investidores para a bolsa, como estrangeiros, instituições financeiras ou pessoas físicas, é algo que estimula o mercado e melhora a distribuição das ações.

No caso do projeto Educar, a atual turbulência financeira não tem afetado as atividades de forma negativa, mas vem ajudando a atrair participantes e a expor exemplos a serem discutidos na sala de aula. As pessoas ouvem falar da crise e querem conhecer o mercado de ações e derivativos, as operações ligadas ao investimento em dólar, afirma.

As atividades do projeto Educar acontecem nas unidades da BM&FBovespa em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Fortaleza e no Recife. Elas incluem palestras e visitas monitoradas à bolsa.

Para participar dos cursos basta se inscrever pelo site da BM&FBovespa. As turmas são fechadas com 40 ou 60 pessoas. A carga horária varia entre duas e seis horas.

 

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos cursos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG