Tamanho do texto

O foco de aulas é na realidade profissional do estudante

Apesar de ter anos de estudo de outra língua na bagagem pode acontecer de faltar o vocabulário específico em uma reunião de negócios, para transmitir exatamente aquilo que se pretende, uma vez que os cursos regulares se preocupam com o ensino do idioma de um modo mais generalizado.

Muitas vezes, pela falta de tempo hábil em estudar determinadas situações e as expressões utilizadas nelas, como em entrevistas de trabalho e em negociações, o estudante fica sem saber como se expressar de maneira convincente em outra língua.

Por isso, algumas escolas lançaram cursos específicos para carreiras mais técnicas, como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação ou negócios.

É o caso do Centro Latino de Línguas (CLL) que se adapta à necessidade do aluno. As aulas podem ser ministradas individualmente ou em pequenos grupos de pessoas que tenham interesses semelhantes.

A novidade da escola é um curso de espanhol online focado no público jurídico. Há também um curso de idiomas direcionado para secretárias, em que são trabalhadas as necessidades específicas dessa profissão, afirma Daniel Zipman, diretor do CLL.

Recursos Humanos - Já a Berlitz lançou um curso de inglês específico para profissionais de Recursos Humanos. O objetivo do curso é ensinar vocabulário, expressões e jargões que envolvem o segmento de atuação do cliente.

Para Virginia Camargo, diretora do Berlitz Brasil, comunicar-se bem em outra língua é um diferencial na carreira de uma pessoa. A escola também oferece cursos para profissionais do setor de contabilidade, publicidade e propaganda e compras e vendas.

A Virginia Center School , por sua vez, oferece cursos específicos para aqueles que pretendem tirar certificados como o Toefl e também para profissionais de TI e executivos que trabalham com negociação internacional.

Negócios e TI ¿ O Business English destina-se a profissionais, analistas, consultores, gerentes, secretarias e funcionários dos níveis administrativos. É também apropriado para profissionais que atuam com treinamento de pessoas e empreendedores, avalia Ana Virginia Kesselring, sócia-diretora da escola.

O Curso de Inglês para profissionais de TI, destinado aos profissionais que atuam na área, utiliza uma metodologia chamada Language Coaching. É aplicada em sala de aula a realidade vivenciada pelo aluno, capacitando-o a participar de reuniões, congressos, ler e escrever em sites e blogs e comentar e recomendar serviços e produtos da área de tecnologia da informação.

Para desenvolver o inglês com terminologia específica, o curso inclui assuntos como hardware e software, spreadsheets, databases, internet, webdesign, multimedia, linguagens Java e GUIs (The Graphical User Interface).

Leia também:
- Especial: Idiomas

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.