Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Cursos de idioma dão upgrade no currículo

Conheça alguns programas gratuitos na internet que ajudam a turbinar o domínio em várias línguas

Isis Coelho |

A globalização não só intensificou o contato com outros países, como abriu portas para os profissionais planejarem sua carreira no exterior. Mudanças essas que tornam a fluência em um ou mais idiomas quesito indispensável. No entanto, a falta de tempo ou dinheiro, muitas vezes, impede que se consiga fazer algum curso de línguas. A situação é ainda pior para aqueles que desejam dominar outras línguas que fujam do inglês ou espanhol. Sobretudo porque encontrar boas escolas e professores especializados ainda exige uma busca mais apurada.

Uma alternativa são os cursos on-line que existem na internet. Grandes portais, como os das agências de notícias da Deutsche Welle, BBC Brasil e RAI International, oferecem programas interativos e exercícios de apoio para sanar as dúvidas dos estudantes. Enquanto o site Francocli, projeto dos governos do Brasil e da França, permite conhecer não só a língua francesa, como a cultura do país. Facilitando o aprendizado do idioma. As aulas são direcionadas tanto para quem não tem conhecimento algum em outros idiomas quanto para aqueles que desejam melhorar seu vocabulário.

Apesar das vantagens que os cursos on-line oferecem, não é fácil encontrar materiais totalmente confiáveis na rede. Por isso, separamos algumas sugestões que podem levá-los a conquistar alguns degraus a mais em sua carreira e dar um upgrade no currículo.

Alemão
O curso do portal da Deutsche Welle é gratuito e oferece opções tanto para iniciantes, quanto professores e estudantes de nível avançado no idioma. O material disponível é interativo e conta também com lições de áudio e podcasts para que o aluno consiga aprimorar a pronúncia das palavras. Além disso, a página virtual disponibiliza notícias, fotos e fatos curiosos sobre a cultura germânica. Não é preciso inscrever-se e não há provas.
http://www.dw-world.de/dw/0,2142,2595,00.html

Mandarim
O site a-China.info foi desenvolvido por uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a língua e cultura chinesa. Seu método visa atender aqueles que desejam aprender o idioma em apenas 10 minutos diários. Os textos e diálogos que exemplificam as lições estão disponíveis em formato MP3 e podem ser armazenados no computador. Os interessados podem ainda acessar o fórum de discussão do site para trocar impressões e tirar dúvidas com outros estudantes e interessados no idioma.
http://www.dw-world.de/dw/0,2142,2595,00.html

Francês
Os governos do Brasil e da França firmaram um acordo de ensino à distância e lançaram o site Francocli, em 2006. O portal é apoiado pelo Ministério da Educação brasileira e reúne textos, vídeos, exercícios, informações sobre a cultura francesa, bem como recursos multimídias que facilitam o aprendizado do idioma. O serviço é gratuito e os interessados não precisam se cadastrar.
http://francoclic.mec.gov.br/i

Inglês
O inglês tornou-se pré-requisito para qualquer profissional que deseja alcançar uma boa colocação no mercado. No entanto, muitos executivos e estudantes não têm tempo para praticá-lo ou relembrar esquemas gramaticais importantes. A página virtual da BBC Brasil disponibiliza jogos e programas de áudio para que os interessados aprendam a distinguir as similaridades fonéticas da língua. O site também oferece um programa de inglês comercial para iniciantes e estudantes intermediários e uma área exclusiva para professores.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/learningenglish/

Italiano
O curso de italiano é oferecido pela RAI International em um portal desenvolvido exclusivamente para o fomento da cultura e do ensino da língua italiana. As aulas são interativas e oferecem vídeos, textos, dicionários de referência, índice gramatical e exercícios para prática fonética e escrita do idioma. No entanto, é preciso ter o Macromedia Flash Player instalado em seu computador para visualizar a página principal do curso.
http://www.italica.rai.it/lingua/corso.htm

Leia tudo sobre: curriculocurr¿culocursoig empregos cursosinternetonline

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG