Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Curso de especialização em sustentabilidade abre novas portas

Profissionais que sabem fazer dinheiro sem deixar de lado aspectos sociais e ambientais são disputados por empresas

Isis Coelho |

Cada vez mais em evidência, o tema sustentabilidade passou a ser fundamental para as estratégias empresariais de um negócio. No entanto, ainda faltam profissionais especializados que possam suprir a demanda do mercado. As empresas estão de olho em quem sabe fazer dinheiro sem deixar de lado aspectos sociais e ambientais, afirma Roberto Britto, gerente da Robert Half, consultoria especializada no recrutamento de executivos para média gerência. 

Seguindo essa tendência, algumas universidades implantaram programas de pós-graduação direcionados a profissionais que queiram adquirir conhecimento sobre o assunto. Um curso de especialização dá base para reflexões sobre o que está acontecendo atualmente, explica Luciana Betiol, vice-coordenadora do curso Gestão de Sustentabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Para Britto, embora a experiência prática ainda seja o mais importante, uma formação acadêmica na área pode ser um diferencial interessante. A especialização sempre agrega conhecimentos que são úteis às organizações, especialmente em um mercado novo, como o de sustentabilidade.

Confira abaixo alguns cursos:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

O curso de extensão em Gestão Estratégica de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa é oferecido pelo Instituto de Economia da Unicamp. Com duração de um ano, o programa aborda questões como relações com a comunidade e o investimento social privado; globalização e o novo contexto dos negócios;  relatórios de sustentabilidade e indicadores de desempenho.

As inscrições para as próximas turmas têm início em 28/1/2009 e se encerram. Saiba mais no site www.extecamp.unicamp.br  

Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas)

Fundada pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e pela Natura, a instituição oferece o mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Com duração mínima de 18 meses e máxima de 24, o curso pretende apresentar ferramentas para que os alunos resolvam de problemas do cotidiano.

As matrículas para o processo seletivo estão abertas até 15 de dezembro de 2008. São oferecidas dez vagas, que serão preenchidas por meio da análise do currículo e ensaio produzido pelos candidatos.

Saiba mais em www.escas.org.br 

Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

O Centro de Estudos Ambientais da Unesp, em Rio Claro (SP), oferece curso de pós-graduação lato sensu em Sustentabilidade Ambiental.

O curso, que tem duração de um ano, trabalha com conceitos dos ramos do direito, administração, economia, entre outros.

Saiba mais: www.rc.unesp.br/ib/cea/int_possustentabilidade.php 

Fundação Getulio Vargas

Oferecido pela Fundação Getulio Vargas, desde 2005, o Curso de Especialização em Gestão de Sustentabilidade propõe-se mostrar aos alunos a função estratégica do tema. O intuito é estudar a sustentabilidade como ferramenta de obtenção e manutenção de vantagem competitiva e de identificação dos riscos de mercado.

O curso é dividido em quatro semestres sequenciais, com aulas às terças e quintas, no período da noite. As inscrições vão até o 22/2/2009. Informações no site www.fgv.br/gvpec/curso.asp?id=32.

 


 

Leia tudo sobre: ig empregos cursos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG