Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Curso da PUC-SP trata das contribuições das neurociências para o fazer docente

Um dos destaques do curso é a ênfase na interação necessária do sujeito com o contexto social, histórico e cultural como condição necessária para que ele aprenda e se desenvolva

Redação iG Empregos |

São Paulo ¿ O processo de aprendizagem humana é complexo e multidimensional. Envolve aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Os cursos de formação de professores têm, frequentemente, ressaltado essas dimensões, mas nem sempre priorizam a integração existente entre elas, quando o foco é o desenvolvimento humano.

Para enfatizar o entrelaçamento irredutível entre esses aspectos; refutar qualquer reducionismo na constituição humana - seja biológico, social, ou psicológico - e ressaltar a educação como processo vital para o crescimento do sujeito, é que a PUC-SP por intermédio da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), promove o curso Contribuições das Neurociências para o Fazer Docente.

O curso lança mão de conhecimentos provindos da neurociência e da psicologia sócio-histórica como recursos teóricos que contribuem para uma compreensão mais ampla do processo de aprendizagem humana e favorecem a reflexão e a possibilidade do participante tomar decisões pedagógicas bem fundamentadas, em sua vida profissional.

Ao longo das aulas serão discutidas as implicações dessa concepção biopsicossocial de homem para a prática docente, enfocando a educação em seu sentido mais amplo. A metodologia do curso é teórico-prática, com aulas dialogadas, discussões em grupo, exibição de vídeos, leitura individual de textos e estudos de caso.

Coordenado por professores com experiência e especialização na área, a proposta do curso decorre da evolução dos estudos de um grupo de pesquisa multidisciplinar e multiprofissional, da PUC-SP, sobre educação e neurociência, formado para organizar e aprofundar o conhecimento existente sobre o assunto e pesquisar sobre questões relativas à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.

Dirigido a educadores em geral, o curso tem início em 7 de março e aulas aos sábados, das 9 às 12 horas, no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Leia mais sobre: pós-graduação

Assine o RSS

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos notícias

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG