Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Conheça as características necessárias para trabalhar em casa

Profissionais que atuam no modelo home office devem ter autocontrole e organização

Rachel Sciré |

Trabalhar em casa não é para qualquer um. Antes de o profissional tomar essa decisão é preciso analisar se seu perfil se encaixa no modelo no modelo home office. É o que afirma Gilberto Rose, consultor de orientação empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na sua opinião, quem exerce a profissão em casa precisa ser focado e organizado, caso contrário acabará se envolvendo na rotina hábitos das tarefas domésticas.

Para Tais Amaral, consultora de recursos humanos da empresa de recrutamento Cia de Talentos, o que define um bom profissional que trabalha em casa é o poder de autocontrole. Confira, a seguir, algumas características fundamentais para quem trabalha em casa, de acordo com os consultores.

Organização e administração do tempo
A organização é o principal aspecto a ser levado em consideração por quem trabalha em casa, segundo os especialistas. É necessário estabelecer metas e prazos para quem quer continuar com a mesma responsabilidade daqueles que atuam dentro do escritório, diz Tais.

Iniciativa e independência profissional
No escritório, é possível contar com a ajuda de colegas ou buscar sugestões ao tomar decisões. Já o profissional do home office, estabelece menos vínculos e deve saber trabalhar sozinho, explica a consultora. Além de ter iniciativa, cabe a ele uma preocupação para cultivar os relacionamentos a distância, seja com clientes ou outros funcionários.

Planejamento e responsabilidade
Os grandes problemas do home office estão relacionado com o tempo gasto com o trabalho. Segundo Tais, as consequências mais comuns do mau uso do tempo se refletem na baixa produtividade ou no trabalho em excesso. Para driblar essas situações, bastaria seguir um planejamento das atividades, comentam os consultores.

Determine o horário de trabalho
Dentro ou fora de casa, o maior chefe que temos é o cliente, diz Gilberto Rose, do Sebrae. O profissional tem que se programar para não comprometer a agenda de negócios, nem trabalhar além do normal. Controle seu tempo, diz Tais.

Disciplina
Como o ambiente de trabalho e o de lazer estão muito próximos, a linha que os separa é tênue. Por isso, a dica de Rose é criar limites e ficar atento aos hábitos que não combinam com a realização do trabalho. Uma pausa após o almoço para assistir a um filme irá atrapalhar sua rotina, explica.

Regras de convivência
O telefone toca, os filhos exigem atenção, o cachorro late ou você recebe a visita inesperada de um amigo ou vizinho. Situações como essas comprometem o rendimento profissional de quem trabalha em casa. É importante combinar com a família regras de convivência e não se envolver na dinâmica da casa enquanto estiver trabalhando, destaca Rose.

Leia mais:
Como montar um home office
As vantagens e desvantagens do home office

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG