Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Como montar um home office

Saiba o que é preciso para criar em casa um ambiente reservado ao trabalho

Rachel Sciré |

Quem trabalha de casa ou alterna períodos entre o escritório e o home office precisa de um ambiente adequado. Para Tais Amaral, consultora de recursos humanos da Cia de Talentos, empresa de recrutamento, mesmo que as interrupções em casa sejam menores que no dia-a-dia da companhia, o profissional precisa manter o foco. Por isso, é ideal que o escritório em casa não seja improvisado, diz.

De acordo com uma pesquisa sobre teletrabalho realizada no primeiro semestre deste ano pelo instituto Market Analysis, as micro e pequeno empresas são pioneiras na adoção do home office. Com a ajuda de Gilberto Rose, consultor de orientação empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da consultora da Cia de Talentos, o iG Empregos mostra algumas dicas para montar seu escritório em casa.

Seu espaço
É importante ter disciplina para não se envolver na dinâmica da casa, destaca Rose. Escolha um local isolado para trabalhar e deixe claro aos familiares e amigos que você não estará disponível.

Ambiente
O ambiente deve ser agradável e adequado, afirma o consultor do Sebrae. Paredes claras, boa iluminação e ventilação são alguns detalhes que precisam ser observados. Em vez de cortinas, prefira persianas, que são mais fáceis de limpar, e evite colocar carpetes no escritório, porque juntam muita poeira.

Mobiliário
Para começar, uma mesa e uma cadeira bastam. O ideal é possuir uma mesa em L para deixar à mão tudo o que for necessário no dia-a-dia, como canetas, papéis, agendas ou documentos. Uma escrivaninha com gavetas e uma estante também ajudam a manter todo o material organizado. Para ganhar agilidade, prefira uma cadeira giratória.

Computador
A primeira coisa é ter um computador que rode os programas usados pela empresa e que suportem as atividades diárias, diz Tais. Isso quando a companhia não emprestar os aparelhos aos funcionários.

Equipamentos
Para economizar espaço, uma dica é optar por um scanner multifuncional (fax, copiadora e impressora). Também pode ser interessante providenciar um gravador de CD e DVD, além de um dispositivo de armazenamento de mídia removível, tipo pen drive.

Linha telefônica e acesso à Internet
Dentro de casa você irá receber todo o tipo de ligação e isso pode ser causar distração, diz Rose. Opte por trabalhar com uma linha telefônica exclusiva ou com o celular. Além disso, você precisará de uma boa conexão com a Internet, já que irá trabalhar remotamente. 

Leia mais:
As vantagens e desvantagens do home office
O perfil de quem se dá bem em trabalhos de home office

Leia tudo sobre: ig empregosig empregos carreira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG