Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Como evitar gafes na festa da empresa

Os cuidados para não cometer exageros e arranhar sua imagem na confraternização de fim de ano

Andrea Giardino |

O fim de ano já está se aproximando e as empresas já começam a realizar as tradicionais festas de confraternização. Muitas delas, regadas à bebida e comida de graça. Apesar do clima de descontração, muito cuidado. Não esqueça que você está em um ambiente profissional e é preciso seguir determinadas regras de comportamento.

Veja abaixo as dicas da consultora Lícia Egger, especialista em etiqueta corporativa e professora de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, para evitar gafes e não cometer exageros que podem acabar manchando sua imagem pessoal e profissional.

Acompanhante - Se o convite for restrito apenas ao funcionário, não leve, em hipótese alguma, pai, mãe, irmão, marido ou esposa. Caso a empresa permita a ida de um acompanhante, limite-se a aparecer acompanhado de uma pessoa. Não tem com quem deixar o filho? Consulte com antecedência seu chefe e veja a possibilidade de levá-lo. Se em última instância não for possível ir à festa, procure seu chefe para saber se a sua ausência não o afetará profissionalmente.

Visual ¿ Para a consultora, a preocupação com a imagem começa com a escolha da roupa. Nada de saias curtas, decotes ou transparências, no caso das mulheres. Os homens devem ir vestidos como se fossem para alguma reunião ou evento de trabalho, como se estivessem representando a empresa. Evite ser extremamente despojado e, em ambientes mais tradicionais, prefira o traje formal. Não precisa usar terno e gravata. Calça e camisa sociais resolvem bem, diz. 

Horário - Evite chegar muito atrasado. O máximo de tolerância é de 15 minutos. Ficar muito na festa também não é recomendável.

Postura ¿ Não se pode esquecer que durante as festas corporativas os funcionários estão sendo observados e analisados como no dia-a-dia de trabalho. Portanto, nada de falar mal do chefe ou de colegas. Também não critique a organização da festa. Seja agradável e procure falar de amenidades, aconselha.

Bebida alcoólica ¿ Em hipótese alguma, beba demais. Caso queira se proteger de vexames, peça a um colega que o avise quando tiver se excedendo ou saindo da linha.

Paquera ¿ O melhor é sempre ser discreto e fugir de situações embaraçosas. Lembre-se que no dia seguinte você pode ser algo de comentários na empresa que podem arranhar sua imagem. O mesmo cuidado se aplica na hora de aceitar uma carona para casa depois da festa. Se o funcionário ou funcionária for casada, sua postura exige atenção ainda maior.

 

 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG