Publicidade
Publicidade - Super banner
Carreiras
enhanced by Google
 

Como enviar seu currículo por e-mail

Confira as dicas para o momento em que for enviar as mensagens eletrônicas

Rachel Sciré |

Enviar o currículo por e-mail é uma prática constante para quem está procurando uma vaga no mercado. No entanto, não basta anexar o arquivo e endereçar a mensagem ao RH da empresa - é importante, antes, considerar algumas regras de envio. Cida Bucater, sócia da Consultoria e Treinamento Bucater & Associados, ensina algumas dicas para não causar uma má impressão no selecionador que receber o e-mail.

Endereço
O ideal é enviar o currículo ao endereço de e-mail apresentado no site, em geral nos campos destinados ao setor de Recursos Humanos, como Trabalhe conosco, ou mesmo na parte que apresenta os contatos da empresa. Prefira sempre o endereço de e-mail específico do RH ou do selecionador. Às vezes, compensa ser um pouco ousado e enviar diretamente para o gestor da área em que se pretende disputar a vaga, apesar de essa postura não ser a mais recomendada, afirma Cida.

Assunto
Destaque a vaga que deseja ocupar no assunto do e-mail, ensina a especialista. Caso esteja enviando o currículo para uma oportunidade futura, mesmo assim explicite que se trata de um currículo para determinado cargo.

Corpo do e-mail
Vale a pena usar o corpo do e-mail para destacar pontos pessoais que despertem o interesse do selecionador. Coloque um pequeno resumo com sua apresentação e suas aptidões para a vaga buscada. A idéia é trazer um pouco do que consta no currículo, no campo Resumo das qualificações, explica a consultora.

Também é recomendado contar por que está enviando o e-mail, se é em resposta a alguma vaga anunciada ou para uma oportunidade futura. Deixe maiores detalhes para o momento de leitura do currículo e se coloque à disposição da empresa.

A apresentação resumida é importante porque nem sempre o recrutador irá estudar o currículo naquele momento. Ela facilita o arquivamento do documento para o caso de surgimento de alguma vaga, conta.

Em anexo
A especialista acredita que o mais indicado é enviar o currículo em anexo, a não ser que o selecionador peça o contrário. O currículo no corpo do texto deixa o e-mail grande e chato de ler e pode chegar desconfigurado, diz. Para Cida, não adianta enviar o currículo no corpo do e-mail se o interesse do selecionador não for despertado na apresentação. Da mesma forma que ele pode não abrir o anexo, ele pode descartar o e-mail inteiro.
 
Cadastro on-line
Muitas empresas possuem no site uma área reservada para o preenchimento de currículo. Nesses casos, basta seguir as instruções e completar os campos em aberto. Mesmo porque, o uso do sistema demonstra que a empresa não está interessada em receber os currículos de outra forma, ensina a consultora. Além disso, reenviar o currículo por e-mail ou por correio pode sugerir que o candidato está desesperado em busca de uma posição. 

Leia tudo sobre: currículosig empregos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG